Atualidade

Venus Williams despe-se para revista e fala sobre doença

A tenista norte-americana, cinco vezes campeã em Wimbledon, posou nua para a edição deste ano da revista ESPN “Body Issue”.

Venus Williams, de 34 anos, falou sobre a sua batalha com o síndrome de Sjogren, uma doença auto-imune que leva os glóbulos brancos a atacarem as glândulas exócrinas, isto é, as que secretam substâncias para o exterior (como as glândulas salivares, lacrimais e as glândulas da pele) e os órgãos em comunicação com o exterior, como a vagina e as vias respiratórias. Outras estruturas que podem ser atingidas são as articulações, os músculos, o sistema nervoso, o aparelho respiratório, o aparelho urinário e os vasos sanguíneos.

A atleta confessou que “nas piores alturas não conseguia jogar ténis, de todo”. “Toda a minha qualidade de vida era afetada. Ficava tão cansada que tinha dores no corpo todo. Tive de aceitar que nunca estaria a 100%”, acrescentou.

A doença forçou a tenista a uma paragem de seis meses em 2011/2012 e Venus explicou como teve de ter muito cuidado para conseguir voltar a subir no ranking WTA: “Se faço um treino demasiado duro no dia seguinte não consigo fazer nada. Houve alturas em que estacionava à porta de casa e adormecia ao volante, porque estava completamente exausta. Tive de aprender a equilibrar entre o esforço que faço e os limites que o meu corpo tolera”.

A revista chega às bancas a 11 de julho.

Veja o vídeo.