Cultura

UNESCO atribui estatuto de património mundial a estrada Inca

A UNESCO atribuiu hoje o estatuto de património mundial a um vasto e antigo sistema viário Inca que abrange seis países da América do sul, anunciou a agência cultural das Nações Unidas.

Este estatuto vai permitir às estrada Qhapaq Nan aumentar os esforços para preservar e promover a rede viária, considerada uma maravilha da engenharia só comparável ao vasto sistema de estradas do Império Romano.

Os delegados do comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) votaram no sábado, dia 21, a decisão, em Doha, depois de avaliarem cerca de 40 maravilhas culturais e naturais candidatas a património mundial.

A rede viária cobre cerca de 30 mil quilómetros, foi construída pelos Incas durante séculos e liga os povos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

As seis nações juntaram-se para submeter o pedido e comprometeram-se a preservar e restaurar o sistema viário.

A atribuição da classificação de património mundial tem implicações económicas significativas, nomeadamente porque permite recorrer à assistência financeira para a preservação, além de atrair ainda mais os turistas.

“Este é o reconhecimento de um dos mais importantes locais do mundo”, disse à AFP Luis Lumbreras Flores, que é responsável pelo projeto Qhapaq Nan no ministério da Cultura do Peru.

O sistema de estradas, que atingiu o seu auge no século XV, ligava a antiga capital Inca Cusco (atualmente Peru) a várias regiões do império.

Fotos: UNESCO