Televisão

Tânia e Hélder Reis despedem-se da “Praça da Alegria”

Após 19 anos de emissão a “Praça da Alegria” emite esta sexta-feira, dia 13, o último programa. Na despedida do formato, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira, vai contar com com as presenças de Jorge Gabriel, Serenella Andrade, Hélder Reis e Herman José. Já Manuel Luís Goucha e Anabela Mota Ribeiro, bem como Sónia Araújo, os primeiros rostos do programa, vão deixar testemunhos em vídeo.

A apresentadora deixou um texto sobre o programa no seu blogue. Leia:

“Bom dia! Hoje é um dia especial. Sexta-feira, 13, fim de um ciclo importante na RTP. É a ultima Praça da Alegria, depois de 19 anos no ar. 18 anos no Porto e um ano e meio em Lisboa. É o fim de uma bonita história, um belo romance, escrito a várias mãos com muito amor. Vai daqui o meu reconhecimento para o Manuel Luis Goucha, Anabela Mota Ribeiro, Sónia Araújo, Jorge Gabriel, Helder Reis, Serenella Andrade e, no último ano e meio, João Baião e eu. Um abraço a todas as pessoas que fizeram da Praça um programa de referência, no Porto e em Lisboa. Quantos programas duram 19 anos em Portugal? Quantas marcas sobrevivem praticamente duas décadas? Ainda me lembro do dia em que, gravidíssima do Tomás, fui informada de que o meu regresso da licença de maternidade aconteceria numa renovada Praça da Alegria em Lisboa. Estava na altura a apresentar (com o João) o Portugal no Coração há 5 anos, e fomos apanhados de surpresa. A Praça representa para mim a verdadeira mudança de vida. Cheguei mãe, cheguei uma nova e mais completa mulher. Curiosa a vida, reparem que o João fez o primeiro mês e meio sozinho (eu tinha acabado de ter o Tomás) e eu faço o último mês e meio de vida do programa sozinha. E pelo meio fomos muito felizes. Este não é um post de tristeza nem de saudade. Tenho os olhos e o coração postos no futuro, no Verão Total, nas minhas férias em família em Agosto e num Setembro que se prevê renovado e cheio de boas surpresas. Aguardem! O futuro escreve-se assim. Diariamente, ao segundo. Agradeço a todos quantos me ajudam a caminhar firmemente. São muitos. E muito bons. Obrigada, RTP. Obrigada a vocês, que estão aí. Aqui. No meu coração. Obrigada”, escreveu.

Tânia Ribas Oliveira1

Também Hélder Reis deixou uma mensagem no Facebook sobre o fim do programa: “Hoje é o último dia da Praça da Alegria. Fui a mais de 3 mil localidades. Fiz-me homem e profissional neste programa. Fui a casa do portugueses, à sua rua, ao seu lugar. Atravessei o país. Em cada lugar senti um abraço à RTP. Só acredito na televisão de proximidade, de sorrisos e abraços. Obrigado RTP. Obrigado a cada profissional que a tv não mostra. Obrigado aos colegas apresentadores. Ao norte e ao sul. Obrigado a si que vive aqui ou fora da pátria. É tudo por e para si. Nunca seria o que sou se não fosse esta Praça que tem 18 anos e eu fiz nela 14 anos de vida. A Praça é um bocadinho de cada profissional da RTP. Por isso foi, é, e será sempre inspiradora. Quem trabalha na RTP sabe que magia é esta que nos move. Obrigado a todos. A TODOS. Estaremos sempre ligados a Portugal. RTP”.

Helder Reis