Atualidade

Rainha Isabel II na abertura do Parlamento

A rainha Isabel II presidiu na terça-feira, dia 3, à 63.ª sessão de abertura do Parlamento, em Londres. Acompanhada pelo marido, o duque de Edimburgo, o príncipe Carlos e Camilla Parker Bowles, a soberana leu o discurso perante os vários deputados que assistiram à cerimónia, mais uma vez realizada com pompa e circunstância.

Como é tradicional, e evento, onde são realizados uma série de rituais ancestrais, começa com um curto cortejo entre o Palácio de Buckingham e o Parlamento de Westminster, sendo a monarca transportada por uma carruagem dourada puxada a cavalos.

Isabel II entra no parlamento com o diadema herdado do rei George IV na cabeça, mas durante a cerimónia troca-o pela coroa imperial britânica. Esta joia, com mais de três mil pedras preciosas, incluindo o famoso diamante Koh-I-Noor, apenas é usada pela rainha nesta ocasião, ou seja uma vez por ano. Nos restantes dias permanece na Torre de Londres em exposição.

Na ocasião também estiveram presentes o primeiro-ministro, David Cameron, e Nick Clegg, vice-primeiro-ministro da coligação composta pelo Partido Conservador e os democratas liberais.

Veja as fotos.

Fotos: D.R.