Atualidade

Mordida de Suárez pode indicar tipo de transtorno impulsivo

A mordida do jogador do Uruguai, Luís Suárez, ao italiano Giorgio Chiellini está a centrar atenções no Mundial do Brasil.

O atleta mordeu o colega da equipa adversária durante o jogo disputado na terça-feira, dia 24, em Natal e, pode ter relação com o chamado transtorno dos hábitos e dos impulsos, distúrbio caracterizado por atos repetidos, muitas vezes incontroláveis, e sem motivação racional clara. Quem o afirma é o médico Rodrigo Bressan, do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Esta foi a terceira vez que Suárez mordeu um adversário em campo. De acordo com Bressan, esse tipo de reação acontece quando a intensidade emocional numa pessoa é muito grande e a “regulação cortical” do cérebro, que modula essa intensidade, não é forte o suficiente para inibir o impulso físico.

O médico explica que este mecanismo é característico de pessoas que sofrem, por exemplo, de tricotilomania (compulsão por arrancar os próprios cabelos) ou cleptomania (distúrbio psicopatológico que faz com que a pessoa roube objetos). “Quando as atitudes se tornam frequentes, é sinal de que há falha no processo de controlo desses impulsos e indica que a pessoa sofre de um transtorno”, destacou Bressan. Nesse caso, é recomendável procurar ajuda profissional: terapia e um eventual uso de medicação.

Mordida não é caso isolado
A mordida de Suárez a Chiellini não é um caso isolado na carreira do atleta. Segundo o jornal “Independent”, em 2013, na Taça das Confederações, o jogador já havia tentado morder Chiellini.
Já a BBC lembrou que, em abril de 2013, o avançado do Liverpool foi castigado com dez jogos depois de ter mordido o sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea, e em 2010, quando atuava no Ajax, da Holanda, foi suspenso por sete jogos ao morder o alemão Otman Bakkal, do PSV Eindhoven.

Segundo o médico, atletas de desportos com maior contacto físico estão sujeitos a esse tipo de intensidade emocional.

Entretanto, a federação do Uruguai já apresentação a defesa do jogador à FIFA.

A repercussão do caso tem sido tal, que virou tema de apostas. Um norueguês ganhou uma aposta de 175 para 1 ao acreditar que Suárez daria uma mordida em alguém durante o Mundial no Brasil.

mordidasuarez