Atualidade

Médicos recorrem à natureza para estimular recuperação de Schumacher

Começou o lento processo para a recuperação da consciência de Michael Schumacher, anunciado pela sua empresária e assessora de imprensa, Sabine Kehm, segunda-feira.

Depois de deixar o Hospital de Grenoble, para onde foi levado após o acidente a 29 de dezembro, o ex-piloto sete vezes campeão do mundo, foi levado para o Centro Hospitalar Universidade Vaudois (Chuv), em Luasanne, na Suíça.

O neurologista responsável pela sua recuperação é o professor Richard Frackowiak, autor de uma técnica que combina imagens, sons e cheiros da natureza para estimular pacientes que sofreram importantes lesões neurológicas, como Schumacher, “a outdoor therapie”. Um método que será utilizado com o ex-piloto, sendo que o seu primeiro contato com a natureza será no jardim do hospital suíço, concebido para o tratamento.

Esta técnica utiliza o canto dos pássaros, o ruído do vento, os sons produzidos por folhas em movimento que juntamente com as vozes de pessoas da família geram emoções positivas, importantes para acelerar a atividade cerebral. Só o tempo irá responder que movimentos poderão ser recuperados. Segundo as últimas notícias não oficiais, Schumacher emagreceu 20 quilos, e não identifica a maioria das pessoas, mas já realiza alguns movimentos com a cabeça.

1michael_schumacher1