Atualidade

Leonor: a herdeira mais nova a um trono da Europa

A abdicação do rei Juan Carlos ao trono, não significa uma mudança apenas para o herdeiro, mas também para a filha mais velha dos príncipes Astúrias: Leonor. Uma vez que a menina, de 8 anos, vai passar a ser a primeira na linha de sucessão ao trono, assim que o pai for coroado, tornando-se a mais jovem herdeira a um trono da Europa.

Apesar da sua tenra idade, a Infanta Leonor vai viver nos próximos meses, uma série de mudanças que irão moldar o seu futuro.  Um decreto real aprovado pelo Parlamento será o primeiro passo para  tornar a jovem Infanta na nova princesa das Astúrias. No entanto, tal como o pai, a princesa só tomará posse do título quando completar 18 anos de idade. Aí passará a assumir um papel institucional como sucessora à coroa.

A educação da princesa também vai sofrer mudanças, apesar de continuar a estudar na escola Santa Maria Rosales, em Madrid. Leonor tem várias atividades paralelas, já é fluente em inglês e ainda estuda mandarim. No futuro, também receberá treino militar, como manda a tradição. 

No entanto, tudo isto só se aplica, se Felipe e Letizia não tiverem um filho, porque a constituição espanhola estabelece que a sucessão no trono se rege pela “ordem regular de primogenitura e representação”, dando no entanto preferência a homens.

O debate foi lançado aquando do nascimento da Infanta Leonor, a filha primogénita dos Príncipes das Astúrias, em 2005, suscitando a análise do tema por uma comissão de Estudo criada para esse efeito.

Em janeiro de 2006, essa comissão avançou com um conjunto de propostas de reformas à Lei Base espanhola, que incluíam mudanças na composição do Senado espanhol e a eliminação da discriminação de género na sucessão da Coroa.

A proposta pretende que a discriminação seja eliminada apenas a partir dos filhos do Príncipe Felipe de Borbón, obrigando a que esse facto seja diretamente explicado na Constituição.

Fotos: D.R.