Cultura

James Blunt atua no Coliseu dos Recreios

E no dia 16 de Novembro, no Coliseu dos Recreios, James Blunt regressa a Portugal para a apresentação de “Moon Landing”, o seu quarto álbum. É um álbum sobre os sonhos, a saudade e o primeiro amor. Sobre o olhar no espelho e ver o menino que foi, o homem que é, e aprender a estar confortável com isso, até com os erros. É voltar ao básico e redescobrir o poder da música para comunicar uma emoção directa e honesta, sem complicações.

“Há apenas uma coisa romântica, old-school e solitária sobre o álbum “Moon Landing”, explica James Blunt. “A memória nostálgica de algo grande que quase não posso acreditar que alguma vez alcancei, e por algum motivo triste, não poder alcançar novamente – Como o primeiro amor”, acrescenta.

Foi com o single “You’re Beautiful”, do álbum “Back To Bedlam”, que alcançou o sucesso. Seguiram-se mais dois álbuns, três tournées mundiais, quatro singles no top, cinco Grammys (mais dois britânicos, dois Ivor Novellos e uma série de prémios da MTV), cerca de 17 milhões de álbuns e 20 milhões de singles vendidos no mundo.

“Moon Landing”, o resultado é uma colecção de canções cruas, directas, honestas e muito emocionais. Há músicas de reflexão e outras que soam como bandas sonoras para filmes ainda não realizados, como Miss America – uma canção inspirada na trágica morte de Whitney Houston.

Nunca se pode voltar atrás, mas há algumas coisas que podemos redescobrir. Segundo James Blunt: “Na minha adolescência, eu encontrei a liberdade na música. É uma maneira de sonhar, uma maneira de expressar quem tu és para o público, mas tão importante, para ti mesmo. Levei algum tempo para compreendê-lo, senti-lo de novo. E começar a sonhar de novo”.

James Blunt