Saúde & bem-estar

Hepatite mata silenciosamente 1,4 milhões de pessoas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou os decisores políticos, profissionais de saúde e o público para as “mortes silenciosas” de 1,4 milhões de pessoas por ano por causa das hepatites, defendendo o alargamento da vacinação.

A OMS considera que “as hepatites virais – um grupo de doenças infeciosas conhecidas como hepatite A, B, C, D, e E – afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, causando doença hepática aguda e crónica e matando perto de 1,4 milhões de pessoas a cada ano”.

A organização pretende ver “ampliada a cobertura da vacina da Hepatite B e integrada esta vacina nos programas nacionais de imunização”, e que haja “uma resposta global contra as hepatites virais”, destaca em comunicado.

O alerta foi lançado por aquela agência já a pensar na comemoração do Dia Mundial da Hepatite, que se assinala a 28 de julho, data em que a instituição pretende usar para “aumentar a consciência e a compreensão” do impacto da doença no mundo.

Dados da OMS indicam que pelo menos 240 milhões de pessoas no mundo estão infetadas com o vírus da Hepatite B, enquanto a Hepatite C afeta outros 150 milhões de pessoas no globo.
“Mas a hepatite permanece largamente ignorada ou desconhecida”, sublinha a organização, que assegura que “no Dia Mundial da Hepatite, 28 de julho de 2014, a OMS e os seus parceiros irão impelir os formuladores de políticas, profissionais de saúde e o público a ´pensar novamente` sobre esse assassino silencioso”.

De acordo com o comunicado, o “Dia Mundial da Hepatite é uma oportunidade para (o mundo) se concentrar em ações específicas, tais como reforçar a prevenção, o rastreio e controlo das hepatites virais e suas doenças relacionadas”.

cancro figado

A data de 28 de julho foi escolhida como o Dia Mundial da Hepatite em homenagem ao aniversário Baruch Samuel Blumberg, que venceu o Prémio Nobel, em 1976, por descobrir o vírus da hepatite B.