Cultura

Festival TassJazz tem início na terça-feira em Odemira

Alex Stuart 5teto, Jazzafari e Rui Teixeira Group são os cabeças-de-cartaz do 11.º Festival TassJazz, que vai decorrer entre terça-feira e 05 de julho, na vila de Odemira, no litoral alentejano.

A programação principal do festival vai decorrer no Cerro do Peguinho, entre quinta-feira e sábado, com os três concertos gratuitos dos cabeças-de-cartaz, um por noite, a terem lugar a partir das 22h00, explica a Câmara de Odemira, em comunicado.

O “pontapé de saída” do festival, no entanto, é dado na terça-feira e as duas primeiras noites vão ser animadas com espetáculos dos alunos de jazz da Escola de Artes do Alentejo Litoral, no Jardim Sousa Prado, a partir das 21h30.

No âmbito da programação principal, Alex Stuart 5teto, que é liderado pelo guitarrista australiano Alex Stuart, atua na quinta-feira para apresentar o seu reportório inspirado pelo jazz moderno, pelo rock e pelas músicas de África, Ásia e América Latina.

Segue-se, na sexta-feira, o concerto do cantor, produtor e compositor português Jazzafari, considerado “uma grande revelação do jazz vocal” e “uma das novas e raras vozes masculinas do jazz nacional”, refere a autarquia.

O Festival TassJazz termina no sábado com o concerto do português Rui Teixeira Group.

Segundo a Câmara de Odemira, à semelhança de edições anteriores, durante os três concertos da programação principal do TassJazz deste ano, o artista plástico francês Philippe Peseux vai realizar performances de pintura ao vivo.

Além dos concertos, o festival inclui outras ofertas, como uma “master class” sobre jazz com o músico, compositor e professor Vasco Agostinho, uma exposição sobre o que tem sido o TassJazz desde a primeira edição, em 2004, e que vai estar patente ao público até meados de julho na Biblioteca Municipal de Odemira, e uma “jam-session”, ao final da tarde de 5 de julho, no Jardim Sousa Prado.

Jazz