Cultura

Caetano Veloso e Kendrick Lamar dão início ao Primavera Sound

O Porto recebe, a partir de hoje, o terceiro Primavera Sound na cidade, com Caetano Veloso e Kendrick Lamar entre os cabeças de cartaz.

O festival decorre até sábado, no Parque da Cidade, depois de, na quarta-feira, ter dado as “boas-vindas” com o “Primavera nas Virtudes”, com as atuações anunciadas de Sopa de Pedra e Dead Combo, além de um espetáculo pirotécnico.

Os concertos no recinto principal começam hoje às 18h00, com Os da Cidade, seguidos do brasileiro Rodrigo Amarante (antigo membro de Los Hermanos), além dos Spoon e da estreia em Portugal da lusodescendente Sky Ferreira, que antecede Caetano Veloso nos palcos do festival.

A noite continua com Haim, autores de canções como “The Wire”, antes de, pelas 00h40 de sexta-feira, subir ao palco Kendrick Lamar, um dos nomes maiores do hip-hop atual, nomeado, este ano, para sete “Grammys”.

O primeiro dia, mais curto do que os dois seguintes e sem concertos nos palcos ATP e Pitchfork, termina com Jagwar Ma a partir das 02h05.

A edição deste ano passa a contar com um espaço “Mini-Primavera” onde, segundo comunicado da organização, “é possível guardar carrinhos de bebé, alugar auscultadores à prova de som para proteger os ouvidos das crianças ou simplesmente descansar num local resguardado do sol”.

À semelhança dos anos anteriores, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai ter um serviço especial durante a madrugada para o Primavera Sound, entre a avenida dos Aliados e o Parque da Cidade, com paragens em António Cardoso, Boavista, praça da Galiza e Cordoaria.

O recinto do evento vai voltar a incluir vários estabelecimentos portuenses como a Padaria Ribeiro, a Casa Guedes e as suas sandes de pernil, as bifanas da Conga e as tapas da Quinta dos Fumeiros, havendo ainda francesinhas do Lado B e a presença dos restaurantes matosinhenses Dom Peixe e O Valentim, além da novidade dos cachorros do Gazela em exclusivo na zona VIP.

Caetano Veloso
Caetano Veloso