Cultura

Série filatélica assinala os 800 anos da Língua Portuguesa

Os CTT-Correios de Portugal lançam na próxima segunda-feira, dia 5, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), uma emissão filatélica conjunta com os países lusófonos, que assinala os oito séculos da Língua Portuguesa.

“Esta emissão filatélica foi proposta formalmente aos CTT pela Associação “8 Séculos da Língua Portuguesa” e será igualmente lançada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, permitindo levar a toda a diáspora que tem o Português como língua oficial um selo comemorativo de uma das línguas mais faladas em todo o mundo”, afirmam os CTT em comunicado enviado à “Lusa”.

A efeméride foi estabelecida a partir do testamento do rei D. Afonso II, datado de 1214, “um dos textos mais antigos escritos na nossa língua, tomado como referencial para estas comemorações”, esclarecem em comunicado os CTT. O uso do Português foi chancelado nos documentos oficiais no reinado de D. Dinis, em 1327.

A emissão será composta por um selo e um bloco filatélico, tendo a imagem do selo sido criada em Portugal pelo AF Atelier, e será a mesma em todos os países emissores lusófonos, “adaptada a cada um deles”, explica o comunicado.

Em Portugal serão emitidos 115.000 selos e cada um terá um valor facial de 0,80 euros. O bloco filatélico que será apenas emitido em Portugal, e nele figura uma reprodução do testamento de D. Afonso II, e terá uma tiragem de 40.000 exemplares e um valor facial de 2,50 euros.

CTT