Televisão

Ricardo Sousa venceu “Chuva de Estrelas” há 15 anos

Faz precisamente 15 anos que Ricardo Sousa ganhou o “Chuva de Estrelas”, um programa de talentos do canal de Carnaxide, na altura apresentado por Bárbara Guimarães. Ao jovem do Algarve, que concorreu sozinho, foi-lhe proposto dividir o palco com outra candidata, Sandra Godinho, de VIla Nova de Gaia Os dois deram vida aos Meat Loaf com a música “Paradise By The Dashboard Light” e venceram a 6ª edição do concurso da SIC.

Foi o pontapé de saída para procurar os grandes palcos, sem nunca deixar para trás os bares, onde cedo começou a enfrentar o público. No mesmo ano representou Portugal na Holanda. Foi capa de revistas e presença assídua nas televisões nacionais. Em 2011 concorreu ao Festival RTP da Canção com a música “O mar o vento e as estrelas”, onde alcançou o 5º lugar.

Dessa experiência televisiva, cresceu uma amizade com o músico e produtor Ramon Galarza e um projeto de originais, como letras de Ana Dias, músicas do próprio Ricardo, de Ramon Galarza, Paulo Ribeiro e Maria João Dias. Em 2012 nasceu então o álbum “Hoje Vou”, que gerou críticas positivas e encheu de orgulho o músico, apesar de esta, não ser a sua primeira obra, em 2000 já tinha gravado o álbum, “Azul”.

Ricardo Sousa nasceu a 25 de Janeiro de 1974 nas Caldas da Rainha, mas é na freguesia de Carvoeiro, no Algarve, que reside, onde acumula a música com a profissão de professor do Ensino Secundário, no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes em Portimão fazendo ainda parte do Laboratório de Visão Computacional da Universidade do Algarve onde é investigador.

Enquanto se dedica à preparação de um novo trabalho discográfico, com o produtor Mike Myers, vai dando música por este país fora, marcando presença com a sua música nos mais variados eventos. No dia 9 de maio vai atuar no Auditório Municipal da Lagoa.

Veja o vídeo da final.