Atualidade

Papa visita Muro das Lamentações

Depois do encontro no domingo, dia 25, com o patriarca ortodoxo Bartolomeu I numa oração histórica pela unidade dos cristãos na Igreja do Sagrado Sepulcro, o papa Francisco continua a sua viagem pelo Médio Oriente. O líder da Igreja Católica visitou nesta segunda-feira, dia 26, o Muro das Lamentações, o lugar mais sagrado do Judaísmo, situado no coração do centro antigo de Jerusalém, ao qual se aproximou para fazer uma oração, durante alguns minutos.

O pontífice chegou ao único vestígio do segundo Templo Judeu, destruído pelos romanos, após visitar a esplanada das Mesquitas, terceiro lugar mais sagrado do Islão, que se ergue sobre o lugar no qual os judeus situam o templo e que é o coração do conflito no Médio Oriente.

O papa colocou as mãos sobre o Muro e deixou uma mensagem entre as pedras, como é tradição entre os judeus. O pontífice visitou também a Esplanada das Mesquitas, terceiro local sagrado do islamismo.

Francisco convidou cristãos, muçulmanos e judeus a serem “agentes da paz e da justiça”. “A minha peregrinação não estaria completa se não incluísse também o encontro com as pessoas e as comunidades que vivem nesta terra e por isto fico feliz de poder estar com vocês, amigos muçulmanos”, disse o papa ao líder religioso islâmico, Mohamed Hussein.