Atualidade

Papa Francisco inicia visita ao Médio Oriente

A Jordânia é a primeira etapa da sua viagem de Papa Francisco ao Médio Oriente, para relançar o diálogo inter-religioso e tentar ultrapassar um conflito regional que continua a agravar-se.

O líder da Igreja Católica chegou este sábado, dia 24,a Amã e foi recebido pelos reis da Jordânia, Abdullah II e Rania, e pelos seus filhos. Francisco vai presidir a uma missa no estádio da capital e encontrar-se com 600 deficientes e refugiados, muitos oriundos da Síria. Está também prevista uma cerimónia no rio Jordão, onde Jesus Cristo terá sido batizado.

No seu primeiro discurso desta peregrinação à Terra Santa, feito já depois de uma receção formal no palácio dos reis da Jordânia, o Papa sublinhou o esforço feito pelos jordanos no acolhimento a vítimas das várias guerras da região, respondendo desta forma a um discurso inicial do Rei Abdullah, em que o monarca apelidou Francisco de “consciência do mundo” e elogiou a forma como recordou à humanidade que a palavra “pontífice” significa “construtor de pontes”.

“Este país oferece generoso acolhimento a um grande número de refugiados palestinianos, iraquianos e vindos de outras áreas de crise, nomeadamente da vizinha Síria, abalada por um conflito que já dura há muito tempo. Tal acolhimento merece a estima e o apoio da comunidade internacional”, afirmou o pontífice.

Da Jordânia, Francisco segue diretamente, de helicóptero, para Belém, na Cisjordânia.

Fotos: D.R.