Televisão

NGC Celebra 70.º aniversário do desembarques da Normandia

Comemora-se este anos os 70 anos um dos mais importantes acontecimentos da história, decisivo para o desfecho da II Guerra Mundial: o desembarque da Normandia. Para celebrar esta data, a 6 de junho, dia em que se deu a invasão, o National Geographic Channel estreia o documentário de dois episódios, “Dia D: O Sacrifício”. Esta é uma produção da CC & Louis Vaudeville e Lumiere Media, a equipa por detrás da criação do documentário “Apocalipse da Segunda Guerra Mundial”, dando assim o selo de qualidade a este novo formato.

Com imagens de arquivo exclusivas, remasterizadas e a cores, este documentário centra-se nos 100 dias que antecederam o desembarque do Dia D e a Libertação de Paris contando uma história incrível de civis, soldados e líderes – incluindo Eisenhower – num misto de ação, tragédia e amor em pleno momento decisivo da Segunda Guerra Mundial. A história será contada de três pontos de vista: terra, ar e mar. O desafio está em recontar o dia mais longo – o dia 6 de junho de 1944 – respeitando rigorosamente a cronologia do próprio dia, que irá marcar a narrativa e causar suspense. Conheça uma nova faceta da maior invasão militar da história mundial.

Sinopses dos episódios:
“DIA D: O SACRIFÍCIO: O DESEMBARQUE” –  6 de junho, às 22h10
Dia 5 de junho de 1944. A maior invasão da história mundial está prestes a acontecer na França com o objectivo de libertar a Europa das garras dos nazis alemães. A tensão está em alta. A Segunda Guerra Mundial entra no seu quinto ano de combate. Apesar dos contratempos na Rússia, o poder da Alemanha ainda é tão forte que os aliados anglo-americanos recrutaram dois milhões de homens, todos preparados para sacrificarem as suas vidas. Em França, civis, pessoas comuns, membros da resistência ouvem as transmissões de rádio da BBC na esperança de ouvirem o sinal de libertação. Quando, finalmente, vêm o desembarque dos aliados nas praias da Normandia, não conseguem acreditar nos seus olhos. Milhares de bravos homens vão virar a maré da guerra e mudar o curso da história mundial para sempre.

“DIA D: O SACRIFÍCIO: BATALHA DA NORMANDIA” – 6 de junho, às 23h00
Dia 06 de junho de 1944, pelas 15h00. Os aliados asseguraram as praias da Normandia sem problema. No entanto, Hitler continua convencido de que o verdadeiro desembarque terá lugar na região de Pas-de-Calais. A população está agora ciente de que os aliados estão em terreno francês. Apesar de França e Paris ainda estarem ocupadas pelos alemães, a esperança eleva-se. O avanço dos aliados pela Normandia é muito mais lento e difícil do que o esperado. Muitas cidades, como Caen ou Saint Lô, são bombardeadas com o objective de perseguir os alemães. Depois de milhares de mortes de ambos os lados, e outras tantas de civis, Paris é libertada no final do mês de agosto, mas a guerra irá manter-se por mais um ano. A Normandia continua a ser a que fez o maior sacrifício.

????????????????????????????????????????