Cultura

Manuel Andrade lança “Três Bichos Te Esperam Quatro Te Comerão”

Manuel Andrade (o mentor do projeto ESCRITARIA EM PENAFIEL ou do PLAST&CINE em Lamego) apresentará na próxima sexta-feira, dia 30, o romance intitulado “Três Bichos Te Esperam Quatro Te Comerão”.

“A invulgar riqueza dramática deste romance, revelação de um novo grande escritor, Manuel Andrade, atinge não raro uma crueza quase brutal. Um romance absolutamente inesquecível para quem o leia. Um mergulho nas vísceras do ser humano”, escreveu Urbano Tavares Rodrigues sobre a obra.

O lançamento do livro, que terá lugar na Fábrica Santo Thyrso, será apresentado por Emília Nadal e Fátima Campos Ferreira

Sinopse:

Um velho numa maca de hospital rebobina a vida, lembrando muito do que passou e questionando o que verdadeiramente subsiste desta efémera passagem. A obra resulta de uma relação que o escritor – na altura um psicólogo clínico remetido ao cuidado de doentes em estado terminal – manteve com um moribundo votado a uma maca de hospital: um velho agreste e
violento, inveterado apalpador de rabos de enfermeiras, embora ao mesmo tempo filosófico e senhor de desafiantes derivas mentais.

É uma obra catártica que Urbano Tavares Rodrigues não hesitou em classificar de “mergulho nas vísceras do ser humano”, por questionar, de uma forma quase cortante e não raro no fio da navalha, o que andamos afinal nós todos aqui a fazer, o que vale verdadeiramente a pena e o que não vale coisa absolutamente nenhuma. São novos horizontes que se abrem sobre o remorso humano, o desejo ardente que envelhece e as aspirações dolorosamente não concretizadas da existência humana.

livro manuel