Atualidade

Lance Armstrong sofre nova derrota judicial

O Supremo Tribunal do Texas infligiu ao antigo ciclista norte-americano Lance Armstrong uma nova derrota judicial, que vai permitir a uma empresa recuperar os 12 milhões de dólares (cerca de 8,8 milhões de euros) pagos em prémios, noticia a “Lusa”.

O tribunal rejeitou a moção de atenuação da pena, que Armstrong apresentou no início do mês, para impedir as tentativas de a SCA Promotions reaver os montantes pagos ao antigo corredor, depois de um processo de arbitragem em 2006, como prémios pelas vitórias do norte-americano na Volta a França de 2002, 2003 e 2004.

Armstrong foi destituído dos seus sete títulos na Volta a França por doping e foi irradiado do desporto, admitindo posteriormente que todos os triunfos tinham sido obtidos com recurso a substâncias dopantes.

A empresa SCA, com sede no Texas, reteve cinco milhões de dólares em prémios devidos a Armstrong pela sexta vitória no Tour, em 2004, devido às acusações de doping que circulavam na Europa.

O antigo ciclista avançou com uma ação judicial contra a SCA e venceu o processo na arbitragem, mas, desde que assumiu o recurso ao doping, a empresa tentou reaver esta verba junto de Armstrong, e da Tailwind Sports, que detinha a equipa profissional US Postal Service, à qual acrescem juros e honorários.

O depoimento de Armstrong neste caso está agendado para o próximo dia 12 de junho.

Lance_Armstrong