Atualidade

Apresentador de “Top Gear” volta a ser acusado de racismo

Jeremy Clarkson, o apresentador britânico do conhecido programa “Top Gear” volta a ser notícia depois de ser acusado de racismo.

Num episódio do programa, Jeremy tinha que escolher entre dois veículos e cantava a rima infantil “eeny meeny miny moe” e optou por alterar a versão e dizer num verso: “Catch a nigger by his toe” (“Apanha um negro pelo seu dedo”).

O apresentador pediu desculpas através de um vídeo e garante ter feito sons com a boca para não dizer a palavra negro, mas admite que, depois de ouvir a gravação, a palavra é percetível.

Após este incidente, várias pessoas já vieram pedir a demissão de Clarkson. A BBC chegou mesmo a referir-se aos “contornos do triste episódio” e aos “padrões que a BBC espera dos programas que coloca no ar, e não só”. No comunicado, a estação de televisão revela ainda que Jeremy Clarkson percebeu “de forma séria como a questão foi encarada pela estação de televisão”.

Recorde-se que em abril o apresentador resolveu chamar o seu novo cão de Didier Dogba, um nome muito parecido com o de um jogador da Costa do Marfim, Didier Drogba.

Jeremy Clarkson