Atualidade

Uso casual de cannabis pode afetar o cérebro

Pesquisadores encontraram diferenças de forma e tamanho em regiões do cérebro ligadas às emoções e à motivação em usuários jovens da droga.

O uso, mesmo que esporádico de cannabis, pode afetar regiões cerebrais relacionadas ao controle das emoções e motivação. Esta é a conclusão de um novo estudo americano, publicado quarta-feira, no jornal The Journal of Neuroscience.

Os resultados sugerem que o uso recreativo da droga pode levar a mudanças cerebrais anteriormente não identificadas e ressaltam a importância da pesquisa voltada para os efeitos no longo prazo para o cérebro do uso baixo ou moderado da droga.

A “erva” é a droga ilícita mais comum nos Estados Unidos, a sua venda para o uso recreativo foi recentemente legalizada em dois estados, Colorado e Washington.

As consequências associadas ao seu uso são prejuízos para a motivação, atenção, aprendizado e memória. Estudos anteriores, realizados com animais expostos ao tetrahidrocanabinol (THC), principal componente psicoativo da droga, mostraram que o uso contínuo provocava mudanças estruturais em regiões do cérebro envolvidas com essas funções.

Cannabis