Televisão

RTP assinala revolução com “E Depois de Abril”

A partir desta terça-feira, dia 1, de abril e até ao dia 1 de maio, o “Telejornal” vai assinalar os 40 anos do 25 de abril, com uma série de 23 médias reportagens com o título “E Depois de Abril”.

Trata-se de um fiel retrato do país antes e depois da revolução. Estes trabalhos tiveram por base o suporte de arquivo da estação pública e serviram de ponto de partida para contar a evolução do país em 23 extraordinários retratos.

A RTP reencontrou vários protagonistas de reportagens realizadas há 40 anos ou até mais, juntou portugueses que não se viam há décadas; fez um levantamento de questões sociais e comportamentais antes e depois da revolução.

Para Mafalda Gameiro, coordenadora do projeto, “é um orgulho imenso coordenar um projeto que também vai ficar para a história da RTP. Só um levantamento exaustivo do nosso arquivo histórico permite fazer uma série desta dimensão e só um trabalho de uma vasta equipa permite este brilhante resultado. A série ” E depois de abril” consegue fazer um fiel retrato de 40 anos de mudança em Portugal. Este conjunto de reportagens está a ser trabalhado há cerca de 3 meses”.

Este especial teve a colaboração do cantor Paulo de Carvalho. O artista aceitou cantar o título da série, inspirando-se na canção “E depois do adeus”. Para este projeto também foi pintado, nas instalações da RTP, um mural de 4mx3m alusivo à revolução e inspirado nos murais pré- revolucionários. Este trabalho que teve a colaboração de dois finalistas do curso de pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Raquel Taquelin e Francisco Camilo.

depois abril