Atualidade

Promotor conclui interrogatório a Pistorius

Terminou esta terça-feira, dia 15, o interrogatório do procurador Gerrie Nel ao atleta paralímpico que está a ser julgado em Pretória, com a conclusão de que Pistorius “tinha intenção de matar a namorada”.

“Você estava armado e tinha intenção de a matar e foi o que fez”, concluiu o procurador Gerrie Nel ao fim de cinco dias de interrogatório a Oscar Pistorius. A longa maratona só foi interrompida pela lágrimas do atleta paralímpico que continua a dizer que a morte da namorada, Reeva Steenkamp, na madrugada do dia 14 de fevereiro de 2013, foi um acidente dado que pensava que estava a atirar contra um ladrão.

Tese que é contrariada por Nel: “Digo-lhe, senhor Pistorius, que a sua versão não é apenas falsa, mas também tão improvável que isso não pode ser razoavelmente verdadeiro. Ela queria ir-se embora e você não estava a dormir, estavam ambos acordados.”

Por outro lado, o advogado de defesa do atleta paralímpico pediu a Pistorius que lesse o postal de São Valentim que Steenkamp ofereceu ao namorado: “Penso que hoje é um bom dia para te dizer isto: amo-te”. Tentando, desta forma, contrariar a tese da acusação de que os namorados estavam de costas voltadas.

Porém, Nel sublinhou o facto que Pistorius nunca disse “Amo-te”, na troca de mensagens dos namorados antes do crime.

Caso seja considerado culpado do crime, o atleta arrisca uma pena de entre 25 anos e prisão perpétua.

Oscar Pistorius