Atualidade

Morreu estilista António Augustus

António Augustus morreu este domingo, dia 20, em Lisboa, no hospital Cuf Infante Santo, vítima de cancro na vesícula. O estilista tinha sido diagnosticado com a doença há duas semanas.

O corpo de António Augusto estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 18h00 deste domingo. No mesmo local será celebrada uma missa segunda-feira, dia 21, às 15h00. O funeral segue depois para o cemitério do Alto de S. João, onde será cremado.

Costureiro e estilista português, Augustus nasceu na Figueira da Foz há 64 anos.

Segundo a biografia que consta do site do estilista, Augustus estudou em Paris e em Londres, tendo depois regressado a Angola, onde passou a fazer vestidos para as amigas e para a sua mãe.

Em 1973 abriu a sua primeira loja em Luanda, já com a denominação Augustus, que o acompanhou durante toda a carreira.

“Os acontecimentos gerados pela Revolução do 25 de abril, em Portugal, levaram a que a sua família, como milhares de outras, tivesse de abandonar o território angolano”, refere o site do costureiro.

Mudou-se então para Portugal em 1975 e logo nesse ano começou a preparar o recomeço da sua atividade na moda, abrindo depois a sua loja em Lisboa em 1976.

Em 1979, apresentou uma coleção de forma considerada inovadora, a bordo de um avião da TAP, ação que repetiu dez anos mais tarde.

Augustus com a mulher, Clara Currea
Augustus com a mulher, Clara Currea