Cultura

Dois novos nomes no Festival EDPCoolJazz

José James e Laura Mvula são os dois novos nomes do cartaz do Festival EDPCoolJazz, em Oeiras, juntando-se a Ana Moura, a Orquestra Buena Vista Social Club, Suzanne Vega e os Pink Martini.

O 11.º Festival EDPCoolJazz abre no dia 3 de julho, com a atuação da Orquestra Buena Vista Social Club, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras. A orquestra cubana, que já atuou em Portugal, está a realizar a sua digressão internacional de despedida dos palcos. José James e Laura Mvula atuam no dia 13, neste mesmo palco, nos jardins. A cantora inglesa foi apontada pela imprensa como “a voz de 2013”. Cantora e compositora, Laura Mvula apresenta em Oeiras o seu álbum de estreia, “Sing to the moon”, produzido por Steve Brown, editado há pouco mais de um ano. A cantora conquistou no ano passado o Prémio para a Melhor Atuação Feminina e Melhor Artista R&B ou Soul dos Prémios MOBO (Music of Black Origin).

O norte-americano José James vai apresentar, no palco do festival, o seu mais recente álbum “While You Were Sleeping”, a ser editado brevemente. José James é um cantor que trabalha na área da música soul, propondo uma fusão do jazz com o hip-hop, com referências em Jimi Hendrix, Al Green e os contemporâneos Frank Ocean, James Blake e Junip, entre outros.

Laura Mvula
Laura Mvula

Entre os nomes já anunciados, Suzanne Vega atua no dia 6 de julho, também nos Jardins do Marquês de Pombal, e irá apresentar o seu novo álbum de originais, “Tales from the Realm of the Queen of Pentacles”, que marca o seu regresso aos estúdios, depois de sete anos de interregno.
No dia 10 de julho, ao mesmo palco, sobem os Pink Martini, uma orquestra de 12 músicos que combina diferentes géneros musicais, como a música latina e clássica europeia, o lounge e o jazz.
No palco de Oeiras, a banda irá apresentar o seu novo álbum, “Get Happy”, publicado em setembro do ano passado.

José James
José James

No dia 26 de julho, atua o músico norte-americano de jazz Gregory Porter que, no ano passado, venceu um Grammy na categoria de Best Jazz Vocal Álbum.

O EDPCoolJazz nasceu em 2004, como projeto para apresentar música em cenários históricos, relacionando a natureza com o património e a música. Nas primeiras edições, o festival fazia o triângulo Mafra/Cascais/Oeiras.

A exemplo da edição do ano passado, Oeiras é a vila que acolhe este ano o EDPCoolJazz, sendo o palco instalado nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, um dos principais desta edição, para a qual está ainda previsto o anúncio de mais músicos.