Atualidade

Corpo de García Marquez será cremado em cerimónia privada

O corpo do escritor Gabriel García Márquez, que morreu quinta-feira, dia 17, no México, será cremado “em privado” e na tarde de segunda-feira, dia 21, terá lugar uma homenagem no palácio das Belas Artes da capital mexicana.

María Cristina García Cepeda, diretora do Instituto Nacional de Belas Artes revelou a informação ao ler um comunicado em nome da família do escritor colombiano em frente da sua casa no México, avança a “Lusa”.

Entretanto, a irmã mais nova de García Márquez, Aída García Márquez, manifestou esperança de que o corpo de “Gabo” seja sepultado na Colômbia, na sua terra natal, local de inspiração para as suas obras, disse.

O escritor colombiano e Nobel da Literatura Gabriel García Marquez morreu na quinta-feira na Cidade do México, aos 87 anos.

O autor de “Cem anos de solidão” foi distinguido com o Nobel da Literatura, em 1982. “Memória das minhas putas tristes”, editado em 2004, é assim o último livro de ficção do autor.

Na passada segunda-feira, a mulher e os filhos do escritor colombiano emitiram um comunicado, no qual afirmavam que o estado de saúde do escritor era “muito frágil”, havendo “risco de complicações”.

Gabriel Garcia Márquez regressara a casa no início do mês, depois de uma hospitalização que durou uma semana, por uma infeção pulmonar.

Gabriela Garcia Marquez