Atualidade

Comentários racistas de dono dos LA Clippers põe NBA em polvorosa

Não são só os jogos da NBA que têm sido notícias por estes dias. No centro da polémica está Donald Sterling, dono dos LA Clippers.

O escândalo rebentou quando o site “TMZ” divulgou o áudio de uma suposta conversa de Donald Sterling com sua namorada – conhecida apenas pela inicial V e o sobrenome Stiviano e que, aliás, é descendente de negros e mexicanos.

O dirigente terá sido ouvido a criticar V. Stiviano por publicar uma foto dela ao lado do lendário Magic Johnson na rede social Instagram. “Chateia-me que queiras mostrar a tua associação a negros. Tens mesmo de o fazer”, disse a voz atribuída a Sterling no áudio.

“Podes ‘dormir’ com eles (os negros), podes levá-los para casa, fazer o que quiseres. Só estou a pedir-te para não fazeres publicidade disso e não os trazer para os meus jogos”, acrescentou. “Nos teus Instagrams nojentos, não precisas de aparecer ao lado de negros”, completou.

Vários ex-jogadores e atuais estrelas exigiram duras sanções da NBA contra o proprietário mais antigo da Liga, até porque esta não é a primeira polémica protagonizada por Sterling, que é presidente do Clippers desde 1981.

Magic Johnson, que surge na foto que motivou os comentários, expressou a sua consternação, afirmando que não irá assistir aos jogos dos Clippers “enquando Sterling for o presidente”.
A polémica tem tido tal impacto nos EUA, que mereceu um comentário do presidente. Barack Obama, qualificou o dono dos Los Angeles Clippers como ignorante. “Não acho que deva interpretar essas declarações. Elas falam por si só”, afirmou Obama, de Kuala Lumpur, onde se encontra a realizar uma visita oficial.

A ex-estrela da NBA Michael Jordan está entre as personalidade que reagiram ao caso: “Estou obviamente desgostoso que um dirigente tenha visões repugnantes e ofensivas. Como ex-jogador, estou completamente indignado não há espaço na NBA – ou em qualquer outro lugar- para o tipo de racismo e ódio que o Sr. Sterling supostamente expressa. Num campeonato onde a maioria dos jogadores são Africano-americano, não podemos e não devemos tolerar”.

Veja o vídeo da reação de Magic Johnson.