Cultura

Cinema: Estreias 3 de abril

“Sei Lá”
Sinopse: Madalena tem 30 anos e é subitamente abandonada pelo amor da sua vida, um misterioso espanhol chamado Ricardo. Apoiada pelas suas melhores amigas, Mariana, Catarina e Luísa, tenta reconstruir a sua vida e conhece Francisco que tudo faz para que ela esqueça Ricardo. Mas as coisas complicam-se quando Ricardo reaparece… Sei Lá é um retrato das mulheres de trinta anos – dos seus sonhos, medos, dúvidas, ambições, fraquezas e preconceitos – na perspetiva de Madalena, que descobre que as pessoas raramente são aquilo que aparentam.

Realização: Joaquim Leitão
Atores: António Pedro Cerdeira Leonor Seixas Patrícia Bull Paula Lobo Antunes Pedro Granger Rita Pereira Rui Unas Tino Navarro
Género: Romance
Veja o trailer.

“Rio 2”
Sinopse: É a verdadeira selva para Blu, Jóia e os seus três filhos em RIO 2, quando eles se aventuram da cidade maravilhosa para a Amazónia selvagem, para uma reunião de família. Como um peixe fora de água e numa terra desconhecida, Blu terá de enfrentar o mais temível dos adversários – o seu sogro – e ao mesmo tempo evitar os diabólicos planos de vingança de Nigel.

Realização: Carlos Saldanha
Vozes: Ana Madureira Carolina Torres Fernando Fernandes (FF) Joana Carvalho Luciano Amarelo Pedro Frias
Género: Animação
Veja o trailer.

“O Atentado”
Sinopse: Amin Jaafari é um cirurgião israelo-palestiniano totalmente integrado na sociedade de Telavive. Tem um casamento feliz, uma carreira exemplar e muitos amigos judeus. Todavia, este mundo perfeito desaba quando a sua mulher Sihem morre num ataque suicida, num restaurante, e é acusada pela polícia israelita do atentado que provocou dezanove mortos.
Convencido da sua inocência, Amin abandona a relativa segurança da sua cidade de adoção e parte em busca da verdade para os territórios palestinianos ocupados. Acaba por se ver em situações e lugares ainda mais perigosos e é com determinação que continua a insistir na busca de respostas às perguntas que nunca pensou vir a fazer.

Realização: Ziad Doueiri
Atores: Abdallah El Akal Ali Suliman Nathalie Rozanes Ofri Fuchs Reymond Amsalem Uri Gavriel
Género: Drama
Veja o trailer.

“Glória”
Sinopse: Aos 58 anos, Gloria transforma a sua solidão numa festa e passa as noites nos dancings de Santiago. Tudo muda quando ela conhece e se apaixona por Rodolfo, um ex-oficial da Marinha, sete anos mais velho do que ela. Mas a paixão que os liga apresenta desafios inesperados que obrigam Gloria a enfrentar alguns dos seus segredos mais escuros.

Realização: Sebastián Lelio
Atores: Coca Guazzini Diego Fontecilla Fabiola Zamora Paulina García Sergio Hernández
Género: Drama
Veja o trailer.

“Divergente”
Sinopse: Beatrice Prior, uma adolescente com uma mente especial, descobre que sua vida está ameaçada quando um líder autoritário pretende exterminar a sua espécie e controlar uma sua sociedade dividida.

Realização: Neil Burger
Atores: Ashley Judd Christian Madsen Jai Courtney Kate Winslet Ray Stevenson Shailene Woodley Tony Goldwyn
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer.

“A Imagem que Falta”
Sinopse: Durante muitos anos, Rithy Panh procurou a imagem que faltava: uma fotografia tirada entre 1975 e 1979 pelos Khmers Vermelhos, quando estavam no poder no Camboja. Por si só, é claro, uma imagem não pode provar o genocídio, mas encoraja-nos a pensar, a meditar ou a escrever na História. Panh procurou em vão nos arquivos, nos documentos antigos e nas zonas rurais do Camboja. Então, criou-a. O que propõe hoje não é uma imagem, ou mesmo a procura de uma única imagem, mas a imagem de uma busca: a busca que só o cinema permite empreender.

Realização: Rithy Panh
Género: Documentário
Veja o trailer.