Televisão

RTP grava “Mulheres de Abril” no Porto

A mini-série “Mulheres de Abril”, que terá cinco episódios, é uma das apostas da RTP para comemorar os 40 anos da revolução de 25 de abril de 1974. As gravações estão a decorrer no Porto, cidade onde decorre a ação da história. 

António Cordeiro e Anabela Teixeira
António Cordeiro e Anabela Teixeira

“Houve o convite da RTP para fazer uma série sobre o 25 de abril e o objetivo era a história centrar-se na condição feminina”, revelou o realizador Henrique Oliveira, acrescentando que esta ideia foi o ponto de partida para se começar a desenvolver a trama que atravessa várias décadas, tendo início nos anos 20, até aos dias de hoje. “Como sou do Porto, para mim fazia todo o sentido a série ser gravada aqui. Conheço bem a cidade e tenho muitas memórias, porque tinha 18 anos quando aconteceu o 25 de abril. Por isso, aproveitei tudo isso para a escrita”, explicou Henrique Oliveira.

JMO_2327 copy
Sara Norte numa cena com António Cordeiro e Anabela Teixeira

A equipa gravou ainda algumas cenas em Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, de onde é natural a matriarca da família: “Naquela altura havia a tradição de muitas famílias se mudarem para o Porto”. Um dos desafios de gravar uma série de época foi mesmo encontrar os cenários, especialmente para gravações de exteriores: “Quando chegamos a Carrazeda de Ansiães ficamos surpreendidos porque não esperávamos que aldeia estivesse tão diferente, por isso algumas cenas foram gravadas no Parque da Cidade, no Porto, onde existe a reconstituição de uma aldeia antiga portuguesa”. A maior parte dos cenários são interiores e a produção usou casas mais antigas da invicta para as gravações.

Os atores numa pausa das gravações
Os atores numa pausa das gravações

A história centra-se na personagem Ana (Mariana Monteiro), que comemora 60 anos no dia 25 de abril de 2014 e reúne para o aniversário várias mulheres que marcaram a sua vida e estas vão partilhar histórias e recordações: “A série vai acompanhar a vida de várias mulheres de uma família”. Henrique Oliveira diz que  escrever sobre mulheres “não foi tão difícil como pensava”. “Queríamos falar sobre os temas que dizem respeito às mulheres, como o aborto, o facto de não poderem votar… Eu escrevi a maior parte dos episódios, mas havia uma mulher na equipa que nos orientava e também contava com as memórias da minha mulher”, contou. 

JMO_2274 copy
O realizador dá instruções aos atores

Do elenco da série fazem parte Mariana Monteiro, Sara Norte, Débora Monteiro, António Cordeiro, Diogo Carmona, Anabela Teixeira, Leonor Alcácer e Amélia Videira.

O realizador Henrique Oliveira
O realizador Henrique Oliveira

Fotos: Move Notícias