Cultura

Músicos hoje em Lisboa para “dizer obrigado” a Pete Seeger

O Cinema São Jorge, em Lisboa, recebe hoje um tributo a Pete Seeger, pioneiro da música “folk” norte-americana, falecido no final de janeiro, aos 94 anos, noticia a “Lusa”.

O concerto, que conta com a participação de mais de duas dezenas de artistas que querem “dizer obrigado” ao músico, é apresentado pelo antigo locutor Cândido Mota e conta com uma intervenção de Ruben de Carvalho, um dos promotores do espetáculo que Pete Seeger deu em Lisboa, a 2 de dezembro de 1983, no então Pavilhão dos Desportos.

Pete Seeger é uma das figuras primordiais da “folk” norte-americana e fez da canção uma arma de ativismo social e político, juntando-se a vários movimentos pelos direitos humanos, ao longo do século XX, contra a opressão e a guerra, tendo influenciado músicos como Bob Dylan, Joan Baez ou Bruce Springsteen, salienta a organização da homenagem de hoje, em comunicado.

António Manuel Ribeiro, dos UHF, Carlos Mendes, Eduardo Pais Mamede, Filipa Pais, Francisco Fanhais, Helder Costa, de A Barraca, João Balula Cid, Manuel Freire, Mário Mata, Miguel Calhaz, Nuno Faria, Nuno Gomes dos Santos, a Orquestra 7, Rogério Charraz, Samuel Quedas, Sandra Costa, Vítor Paulo, Vítor Sarmento são alguns dos músicos e artistas previstos na homenagem.

Com Woody Guthrie, Pete Seeger foi um dos responsáveis pelo resgate e divulgação da música “folk” norte-americana, assinando canções como “If I had a hammer (the hammer song)” ou reinterpretando composições como “We shall overcome”, que se tornou um símbolo da luta pelos direitos civis e contra a guerra do Vietname, na década de 1960.

O título da canção serve, aliás, de lema ao concerto de hoje em Lisboa: “We shall overcome – Tributo a Pete Seeger”.