Cultura

Festival IndieLisboa arranca dia 24 de abril

A 11ª. edição do festival decorrerá de 24 de abril a 04 de maio em várias salas de Lisboa e retoma uma das secções que tinha ficado suspensa – o Herói Independente – destinada a divulgar um autor “que é menos conhecido do grande público”, avança a “Lusa”.

A atenção centra-se na realizadora Claire Simon, que estará em Lisboa no dia 29 de abril, para uma retrospetiva de seis filmes, incluindo o recente “Gare du Nord”, e para um encontro com o público.

“Gare du Nord”, já descrito como uma “docu-ficção”, passa-se numa das maiores plataformas ferroviárias da Europa – Gare du Nord, situada em Paris -, centrando-se em histórias de personagens que deambulam pelo espaço.

O encerramento do IndieLisboa ficará por conta de “Tom à la ferme”, de Xavier Dolan, que tem tido uma presença regular no festival.

A programação do IndieLisboa só será conhecida no dia 25, mas a direção divulgou alguns pormenores da edição deste ano.

Retornam os cineastas Werner Herzog, com a mini-série documental “On Death Row”, sobre a pena de morte nos Estados Unidos, Johnnie To, com a comédia “Blind Detective”, e Hong Sang-Soo, com “Nobody’s Daughter Haewon”.

Para competição, foram selecionados filmes como “White Roses”, de Diogo Costa Amarante, curta-metragem já exibida em Berlim, “Mille Soleils”, de Mati Diop, e “IRL”, primeira obra de Grant Singer, protagonizada pela cantora e modelo Sky Ferreira, que atua este ano em Portugal.

O IndieLisboa estará centrado no cinema São Jorge, mas terá programação na Culturgest, Cinemateca e Cinema City Campo Pequeno.

Captura-de-ecrã-2014-03-8-às-23.11.18