Atualidade

Ciclo de cinema recorda 40 anos da Revolução dos Cravos

Sete filmes portugueses integram o ciclo “25 de abril uma aventura para a democracia”, sobre os 40 anos da ‘revolução dos cravos’ e que decorrerá em abril na região de Lisboa e Setúbal.

Organizado pela associação Zero em Comportamento, o ciclo pretende “contribuir para uma reflexão sobre esse momento tão marcante da história mais recente, mas também vai atrás no tempo e mostra alguma da realidade desse tempo de ditadura”.

O ciclo, que decorrerá em Lisboa, Odivelas e Santiago do Cacém, foi pensado para o público em geral, mas também para o público escolar, sustenta a associação.

No dia 24, os filmes serão mostrado no auditório Carlos Paredes, em Benfica (Lisboa), no dia 25 no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, e no dia 26 no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém.

Foram escolhidos os documentários “Outro país” (1999), de Sérgio Tréfaut, e “Cartas a uma ditadura” (2006), da atriz e deputada Inês de Medeiros, a partir de uma centena de cartas de apoio ao regime de Salazar, escritas por mulheres portuguesas em 1958, e descobertas por acaso num alfarrabista.

Há ainda o premiado documentário “48” (2009), de Susana Sousa Dias, que conta as histórias – a partir de fotografias de cadastro – de homens e mulheres que foram presos e torturados pela PIDE, e “Linha vermelha”, (2011), de José Filipe Costa, sobre um filme de Thomas Harlan feito em 1975 sobre a ocupação de uma herdade no Ribatejo.

O ciclo inclui ainda “O segredo” (2008), de Edgar Feldman, sobre a fuga do forte de Peniche do antigo dirigennte comunista Dias Lourenço, a ficção “Amanhã” (2004), de Solveig Nordlund, sobre a PIDE, e o documentário “25 de Abril, uma aventura para a democracia” (2000) de Edgar Pêra.

Veja o trailer de “Linha Vermelha”.