Cultura

As regras e as curiosidades dos Óscares

A 86ª edição dos Óscares realiza-se este domingo, dia 2, em Los Angeles. O prémio mais comentado da indústria cinematográfica coleciona fatos históricos e normas inusitadas.

Promovido anualmente desde os anos 1920 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Óscar é conhecido em todo o mundo como um dos prémios mais importantes da indústria cinematográfica. O evento reúne atores, realizadores e grandes nomes do meio, que concorrem em diversas categorias para receber a estatueta dourada.

Apesar de tanta tradição, os inúmeros detalhes do evento são desconhecidos pela maioria dos espectadores. Até mesmo a famosa estatueta do careca musculoso em cima de um rolo de filme tem as suas curiosidades. No regulamento, um documento com mais de trinta páginas, há uma cláusula que impede o vencedor de vender a sua réplica sem primeiro oferecê-la à Academia pela irrisória quantia de 1 dólar. O valor seria mais aceitável no início da década de 1940, quando os organizadores substituíram o ouro – material principal da estatueta – pelo gesso, por causa da escassez causada pela Segunda Guerra Mundial.

Já a edição deste ano reúne alguns recordes, caso de Meryl Streep, que conquistou a sua 18ª indicação ao prémio, e de Jennifer Lawrence, que se pode tornar a atriz mais jovem a ganhar duas estatuetas consecutivas. 

Daniel Sousa, realizador português nascido em Cabo Verde, está nomeado para o Óscar de melhor curta-metragem de animação com o filme “Feral”. Em declarações na sexta-feira à agência Lusa, o realizador disse sentir-se lisonjeado pela atenção mediática das últimas semanas, por causa do filme.

“Feral” tem 13 minutos e demorou sete anos a fazer. Daniel Sousa explicou que queria “explorar os conflitos interiores do intelecto e do instinto, a sensação de alienação que uma criança sente quando é exposta a um ambiente novo, e a necessidade de se sentir integrado”.

A curta-metragem, que já foi distinguida em diferentes festivais, nomeadamente em Annecy, em França, e no Cinanima, em Espinho, será exibida hoje, pouco antes das 22:00, na RTP2.