Atualidade

Nelson Mandela deixou propriedades para Fundação

As três propriedades do ex-presidente da África do Sul foram deixadas para a Fundação Mandela. De acordo com o testamento lido esta segunda-feira, dia 3, em Joanesburgo, o património do prémio Nobel foi avaliado em 4,1milhões de dólares.

No seu testamento, Mandela declarou que a casa vizinha ao lugar onde foi sepultado, em Quno, e a propriedade em Joanesburgo deveriam ser usadas pela família para promover uma reunião entre eles. “É meu desejo que sirva inclusive como um lugar para a família Mandela se reunir e manter a sua união por muito tempo depois da minha morte”, diz o documento.

Nos últimos anos, a família de Mandela esteve muitas vezes dividida em várias questões, particularmente em relação ao neto de Mandela, Mandla, o primeiro herdeiro do sexo masculino, segundo a tradição Xhosa, e a sua filha mais velha, Makaziwe.

Mandela, que morreu a 5 de Dezembro, tem 30 herdeiros, incluindo filhos, netos e bisnetos nascidos dos seus dois primeiros casamentos. No seu testamento, no entanto, também incluiu os filhos da sua terceira mulher, Graça Machel, com quem se casou aos 80 anos.

“A leitura do testamento para as famílias é sempre uma ocasião cheia de emoção. O testamento foi lido página por página. Ficamos satisfeitos porque quase toda a família Mandela e os seus descendentes estavam presentes”, declarou o juiz e um dos seus executores, Dikgang Moseneke.