Atualidade

Menino com cancro anuncia no Facebook que não quer ser tratado e prefere morrer

Reece Puddington, de 11 anos, padece de um cancro (neuroblastoma) e anunciou no Facebook que vai interromper o tratamento, após mais de cinco anos de luta persistente. O jovem inglês recebeu um diagnóstico díficil de enfrentar: receber tratamentos para adiar a sua morte ou deixar a natureza “seguir o seu curso”. O menino escolheu a segunda opção.

Reece tem vindo a comover o mundo depois de ter criado uma página no Facebook, onde partilha a sua luta contra a doença. Agora a sua página na rede social recebeu ainda mais atenção, depois de ali anunciar que vai interromper os tratamentos. O menino contará com a ajuda dos pais, Kay e Paul Puddington, nos últimos dias que a natureza lhe permitir respirar.

Na mensagem, Reece conta que decidiu “deixar a natureza seguir o seu curso”, em vez de se submeter a dolorosos e cansativos tratamentos que apenas lhe adiariam o destino fatal.

“Como sabem, depois de conhecer os últimos resultados dos exames que fiz, recebi alta, para descansar e refletir sobre as duas opções que me restam…”, começa por contar.

Reece poderia “optar por outra avaliação médica, mas isso significaria regressar ao hospital e enfrentar efeitos secundários de medicamentos” e o resultado seria “prolongar a vida” por pouco tempo. Poderia também “simplesmente não fazer nada, ficar em casa e deixar a natureza seguir seu curso”.

A escolha recaiu na segunda hipótese, o que significa que esta criança – que desde 2008 luta contra um cancro – prefere morrer a prolongar a sua luta e a sua dor. “Após muita ponderação, a minha mãe percebeu que, se ela pudesse decidir, continuaria a levar-me aos tratamentos e não me perderia… Mas, ela deixa-me partir”, escreveu.

Puddington foi diagnosticado aos 5 anos com neuroblastoma – um tumor raro, que se origina nos tecidos da glândula suprarrenal e pode se desenvolver no tecido nervoso do pescoço, tórax, abdómen ou pélvis – e os tratamentos até resultaram. Mas teve uma recaída.

A decisão de Puddington gerou tristeza entre as pessoas que o seguem no Facebook.

Reece Puddington

Reece Puddington1

 

Fotos: Facebook