Atualidade

Juan Carlos aplica salários fixos a Sofia e a Letizia

O rei Juan Carlos vai conceder um salário fixo anual à rainha Sofia e à princesa Letizia,segundo avança o “El País”. Até agora, as monarcas recebiam valores variáveis em despesas de representação.

Assim, a rainha passa a ganhar assim 63.234 euros de salário anual mais 68.505 euros para despesas de representação, ou seja, 131.739 euros anuais. Por seu turno, a mulher do príncipe ganhará 49.182 euros mais 53.282 euros para despesas, o que dá um total de 102.464 euros.

Os valores totais são muito similares ao que as monarcas ganhavam no ano passado, a diferença é que agora passam a ser fixos, o que a Zarzuela define como uma mudança de filosofia. “É mais transparente, mais justo e mais profissional que seja feito desta forma”, explicou o porta-voz da família real.

Estes salários fixos da rainha Sofia e da princesa Letizia correspondem a 45% e a 35%, respetivamente, do salário de Juan Carlos, que aufere anualmente cerca de 220 mil euros. O príncipe Filipe continua a ganhar metade do salário do rei.

Letizia_Sofia_Mercado_6