Atualidade

Javier Bardem provoca conflito diplomático

Uma declaração do ator espanhol está a causar um conflito diplomático entre a França e Marrocos.

“O embaixador de França na ONU, Gérard Arnaud, disse-nos que Marrocos é como uma amante com a qual se dorme todas as noites, pela qual não se está particularmente apaixonado, mas que se deve defender”, revelou Javier Bardem.

Com base nesta afirmação o ministro Mustafá Jalfi, que é responsável pela pasta da Comunicação do Executivo marroquino, solicitou oficialmente a França que “repare os danos causados” pelas recentes declarações “ofensivas” do embaixador francês, reveladas por Bardem. O ministro considerou estas palavras “escandalosas e inadmissíveis”, de acordo com a agência EFE.

O episódio originou mesmo que milhares de pessoas se tenham concentrado em frente à embaixada de França em Rabat esta semana em protesto contra uma série de incidentes diplomáticos entre os dois países nos últimos tempos.

O ator proferiu as declarações no final da semana passada numa conferência de imprensa em Paris aquando da apresentação do filme “Los Hijos de las Nubes” (Os filhos das nuvens, em tradução livre).

javier bardem