Cultura

Filme português “Collider” nomeado para prémios Emmy

O filme de ficção científica, “Collider”, da empresa portuguesa beActive, foi nomeado para os Prémios Emmy digitais da International Academy of Television Arts & Sciences, divulgou esta terça-feira, dia 25, a produtora, avança a “Lusa”.

Os Emmy digitais, que serão entregues no dia 7 de abril, em Cannes, no sul da França, no âmbito do mercado de conteúdos televisivos MIPTV, distinguem conteúdos em multiplataforma, sendo a produção nacional candidata na categoria Ficção.

Ao lado de “Collider” concorrem “Real Escape Game TV”, do Japão, “#7DaysLater”, da Austrália, e “Latitudes”, do Brasil.

O filme “Collider” contsitui a terceira nomeação da portuguesa beActive para os Emmy, depois da série “Castigo Final”, em 2010, e do filme “Beat Girl”, no ano passado, com o informa em comunicado a produtora.

“‘Collider’ é também um filme, um livro de BD, jogos para ‘smartphones’ e uma extensa experiência interativa nas redes sociais”, afirma a beActive.

As outras categorias dos Emmy são Infanto-Juvenil e Não-Ficção.

Em Infanto-Juvenil estão nomeados “Malhação”, do Brasil, “Shujaaz.FM Reloaded”, do Quénia, “Max & Billy’s Drill Machine Girl”, dos Países Baixos, e “Time Tremors”, da Austrália.

Em Não-Ficção, são candidatos “Rising Star”, de Israel, “Perfect Storms Interactive”, do Canadá, “D-Day As It Happens”, do Reino Unido, e “WomenTalk TV”, de Singapura.

Segundo a mesma fonte, “Collider” é “baseado nas experiências realizadas na Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), no Large Hadron Collider, local onde foi encontrado o ‘Bosão de Higgs'”, na base da atribuição do Prémio Nobel da Física de 2013 ao britânico Peter Higgs.

O filme português já foi exibido em festivais de cinema em Londres, no Reino Unido, Genebra, na Suiça, e em Galway, na República da Irlanda, e teve estreia nas salas de cinema portuguesas, em novembro do ano passado.

Este ano o filme já teve estreia na República da Irlanda, devendo também entrar no circuito comercial nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Japão.

collider_cartaz