Cultura

Fantasporto 2014: Programa completo

A 34ª edição do Fantasporto arranca na próxima sexta-feira, dia 28, e prolonga-se até ao dia 9 de março, no teatro Rivoli, no Porto.

Consulte aqui o programa:

28 fevereiro – Sessão de Abertura Oficial Fantasporto 2014

21.00 – Vampire Academy de Mark Waters (EUA) – P&P – VO ingl leg. port.
Rose Hathaway, uma dhampir, meio-vampira e meio-humana, está em formação para ser Guardiã, com muitos outros candidatos. A sua missão será proteger os vampiros bons (os Moloi) dos maléficos Strigoi…
HOMENAGEM A VICTOR FLEMING
23.15 – Fantas Classics: The Wizard of Oz de Victor Fleming (EUA) – 102 min – FC – VO ingl. leg. port.
Nesta nova secção do Fantas, uma homenagem a um dos grandes senhores do cinema mundial, Victor Fleming. “The Wizard of Oz”, estreado há 75 anos, deu a conhecer uma das maiores estrelas do cinema, a lindíssima Judy Garland, e foi um dos filmes candidatos aos Óscares. Será exibido em versão restaurada em suporte digital 2D.

Pequeno Auditório
21.00 – La Casa del Fin de Los Tiempos de Alejandro Hidalgo (Venezuela) – 100 min – CF (ANTESTREIA MUNDIAL)– VO leg. ingl.
Uma mãe de família regressa à sua velha casa onde testemunha estranhas aparições que concretizam uma profecia já com 30 anos. A senhora procura decifrar o mistério e a tragédia que tanto atormentaram a sua vida…Arrepios vindos de um país até agora inédito no Fantas.

23.00 – Industry Screenings – Jinga Films – Deranged de Neil Jones (Espanha) – VO ingl.

Sábado, 1 de Março

Grande Auditório
14.00 – Bloodlust de Richard Johnstone (GB) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 78 min – CF – VO ingl leg. Port
Esta nova produção da Raven foi concluída há poucos dias. Será o primeiro filme em competição. Tenham arrepios. Tragam roupa quente!

15.45 – Cheatin’ de Bill Plympton (EUA) – 76 min – CF – VO ingl leg. port
Um casal de apaixonados com uma longa e exemplar relação, encontra uma perversa mulher que concebe uma teia de acontecimentos que faz crescer a suspeita, o ciúme e o ódio entre o marido e mulher… É um prazer voltar a ter Bill Plympton no Porto.

17.00 – The Crypt de Mark Murphy (GB) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 83 min – CF – VO ingl leg. port
A Igreja encarrega um grupo de investigadores de inquirir as circunstâncias da morte de um grupo de jovens na cripta de um convento.

19.00 – O Espinho da Rosa de Filipe Henriques (Portugal/Guiné Bissau) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 97 min – CF/PCP – VO port leg. ingl
O procurador do Ministério Público David Lunga é ameaçado pelos terríveis segredos de Rosa, uma bela e misteriosa mulher pela qual está apaixonado. Que mistérios esconde a bela mulher?
Antecedido por… Project Gideon de Fabrício de Carvalho (Portugal) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 2 min – CF Curtas/PCP

21.15 – Sugar Kisses de Carlos Cuarón (México) [ANTESTREIA EUROPEIA] – SR – VO leg. ingl|port
Um amor juvenil numa metrópole mexicana, com bairros deteriorados, altares à Santa Morte e todos os acontecimentos que podem contaminar uma família, desde os maus tratos injustificados até à violência sexual…

23.15 – Haunter de Vincenzo Natali (Canadá/França) 97 min – SR – VO ingl leg. port
Um thriller de terror em que o fantasma de uma teenager morta há vários anos regressa ao mundo dos vivos. Natali está de volta ao Porto… Para ganhar o festival pela terceira vez?
Antecedido por… Anger of the Dead de Francesco Picone (Itália) – 15 min – CF Curtas + Blind Date de Claudia Clemente (Portugal) – 9 min – CF Curtas/PCP

Pequeno Auditório
15.15 – Johnny Christ de Mark Maggiori (EUA) – 99 min – P&P – VO ingl
Larry Dagger é um antigo piloto de corridas desempregado que, uma noite, encontra um homem deitado na estrada, ferido e nu, com uma estranha semelhança física com Cristo. Esse incidente acabará por mudar a vida da Larry e da sua família para sempre… Uma das surpresas deste Fantas.

17.15 – Curtas da Catalunha – 99 min – FS – VO leg. ingl:
The Disorganized Crime de Stephan Hofmann – 15 min
The Olive Tree de Frederic Menchón – 16 min
Mundane Interests Bar Mut de Christian Molina e Ramses Albiñana – 16 min
Distopia de Jeffrey Frigula – 13 min
You Are a Terrorist de Antoni Solé – 11 min
Blue Division de Sergi Marti Maltas – 13 min
Scuffle de Alex Brendemühl – 14 min

21.00 – Viral de Lucas Figueroa (França) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 95 min – SR – VO leg. ingl
Uma comédia de acção e suspense em que um jovem é seleccionado para ser a imagem de uma grande superfície no centro de Madrid (uma loja FNAC) durante uma semana. Só que a loja é palco de estranhos fenómenos .
23.00 – Industry Screenings – Cyclope Vision – Preaching to the Prevert (Remastered) de Stuart Urban (GB) – 100 min – VO ingl

Domingo, 2 de Março

Grande Auditório
14.30 – Sparks de Todd Burrows e Christopher Folino (EUA) [ANTESTREIA EUROPEIA] – 97 min – CF – VO ingl leg. port
Sparks é um justiceiro mascarado que descobre o lado obscuro do heroísmo. A perseguição ao mais notório criminoso da nação deixa a vida e a reputação de Sparks em ruínas… Mais uma adaptação do super-herói da BD ao cinema.
Antecedido por… Drunker Than a Skunk de Bill Plympton(EUA) 4 min – CF Curtas

16.30 – Kung Fu Divas de Onat Diaz (Filipinas) [ANTESTREIA EUROPEIA] – 115 min – CF/OE – VO leg. ingl|port
Comédia de acção filipina em que a protagonista Charlotte, a única de uma família de rainhas de beleza que ainda não tem um título, trata de o conseguir num concurso que será a sua última chance, com ajuda de sua mãe… Divertido, pleno de acção e lindíssimo.

18.30 – Pecado Fatal de Luís Diogo (Portugal) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 90 min – SR/PCP – VO port leg. ingl
Um rapaz e uma rapariga apaixonam-se. O homem leva-a para uma noite de sexo rápido na casa de um amigo. Dado que a rapariga ainda dorme, ele sai de casa, deixando-a ao cuidado do amigo. Mas os acontecimentos precipitam-se e quando o amigo se apaixona pela mulher, as coisas complicam-se ainda mais…

21:15 – Cold Comes The Night de Tze Chun (EUA) – 90 min – SR – VO leg. port
A dona de um motel e a filha são raptadas por um criminoso com largo cadastro que está quase cego e procura utilizá-las como forma de recuperar o dinheiro que lhe foi roubado por um polícia corrupto… Um thriller à “Fargo”.

23:15 – Shield Of Straw de Takashi Miike (Japão) – 124 min – CF – VO leg. ingl|port
Miike é um dos filhos do Fantas. Desde “Fudoh”, o seu primeiro filme para cinema, que têm passado pelo Porto com muitos dos seus filmes. Esteve em Cannes na Selecção Oficial. Neste enredo, o psicopata Kunihide Kyomaru entrega-se à polícia depois de ter assassinado uma menina de sete anos, mas o riquíssimo pai da vítima oferece uma recompensa a quem matar Kunihide.
Antecedido por… Honeymoon Suite de Zao Wang (China) – 14 min – CF Curtas + Rabbitland de Ana Nedeljkovic e Nichola Majdak (Sérvia) – 8 min – CF Curtas

Pequeno Auditório
15:15 – Curtas Francesas 1– Unifrance – 92 min – FS – VO fra
As it used to be de Gonzalez Clement – 8 min
Batz de Max Maled – 8 min
Blue Me Up de Estelle Charrié – 3 min
Eve Fait de la Resistance de Cléo Biasini – 4 min
I’m a Sharpener de Mahdi Lepart – 14 min
Je Veille sur Vous de Elodie Fiabane – 18 min
L’ Usine, l’Autre Nuit de Nathalie Giraud e Timothée Corteggiani – 16 min
La Boîte de Bruno Richaud – 15 min
La Femme en Rouge de Greg Soussan – 4 min

17:15 – Especial Cineclube de Avanca (Portugal) – 84 min – FS – VO port
Só de Nuno Fragata – 6 min
Palui de Carlos Silva e Pedro Carvalho de Almeida – 4 min
X&Y de João Costa – 15 min
Razão para Zebras de João Costa – 26 min
Fios de Tempo de Joaquim Pavão – 31 min

21.00 – Hors Saison de Daniel Schmid (França, Suiça, Alemanha) – 95 min -RETROSPECTIVA HENRIQUE ESPÍRITO SANTO– VO leg. ingl

23.00 – Industry Screenings – Cyclope Vision – May I Kill U? de Stuart Urban (GB) – 87 min – VO ingl

Segunda, 3 de Março

Grande Auditório
14.30 – The Human Race de Paul Hough (EUA) – 90 min – CF – VO leg. port
Uma horripilante e surreal maratona com oitenta participantes, todos arrancados aos respectivos quotidianos normais. As regras são simples: quem for ultrapassado morre; quem sair da pista, morre…Ficção científica nada “friendly”. Uma das obras mais premiadas de 2013 nos festivais de cinema fantástico realizados por todo o mundo.
Antecedido por… Le Dernier Homme de Alex Courtière, 15’ (França), CF Curtas

16.30 – Soulmate de Axelle Carolyn (GB) – 104 min – CF – VO leg. port
Audrey, uma viúva recente retira-se para uma casa isolada após a trágica morte do seu marido. Ruídos estranhos na casa alarmam-na e levam-na a suspeitar de uma presença paranormal…
Antecedido por… Dark Side of The Earth de Acim Vasic (França) – 5 min – CF Curtas

18.30 – Matei Child Miner de Alexandra Gulea (Roménia) – 80 min – SR – VO leg. ingl|port
Quando um pré-adolescente de uma zona mineira volta de uma viagem a uma grande cidade, enfrenta um duro golpe, a morte do seu avô, o que marca o fim da inocência própria da sua idade.A vitalidade do melhor cinema romeno. Selecção do Festival de Roterdão.

21.15 – What Maisie Knew de Scott McGehee e David Siegel (EUA) – 99 min – SR – VO leg.
Pais divorciados e irresponsáveis usam a sua filha Maisie como arma de arremesso na relação de ódio que os separa. O aparecimento de uma perceptora contratada para cuidar de Maisie vem mudar substancialmente a situação… Julianne Moore numa das suas mais envolventes interpretações.

23.15 – Big Bad Wolves de Aharon Keshales e Navot Papushado (Israel) – 110 min – CF – VO leg. ingl|port
Uma série de homicídios coloca três homens em rota de colisão. Depois de “Rabbies”, vencedor do Prémio da Crítica no Fantas, chega este novo filme dos israelitas considerado por Quentin Tarantino um dos melhores de 2013.
Antecedido por… Pass de Lampros Gergopoulos (Grécia) – 7 min – CF Curtas + Beasts in the Real World de Sol Friedman (Canadá) – 8 min – CF Curtas

Pequeno Auditório
15.15 – Curtas Francesas 3– Unifrance – 113 min – FS – VO fra
Obsession de Jéremie Duvall e Óscar Dorby – 11 min
Ogre de Jean-Charles Paugan – 14 min
Suzanne de Meance Wilfried – 10 min
Vehicule École de Benjamin Guillard – 16 min
Tulkou de Sami Guellai, Mohamed Fadera – 11 min
Un Bébe dans le Dos de Olívia Weemaes – 15 min
Zoo- Nicholas Pleskof -26’ – Fra
Zygomatiques- Stephen Cafiero – 18’ 56’’ – Fra

17.15 – Curtas Francesas 2– Unifrance – 107 min – FS – VO fra

La Femme qui Flottait- Thibault lang-Willar- 18’ – Fra
La Maison de Poussière – Jean-Claude Rozec – 11’ 35’’ – Fra
Le Dernier Homme- Alex Courtière- 15’ – Fra

Mars de Douaire Martin – 20 min
Mauvaise Tête de Camille Vidal-Naquet – 28 min
Mecs Meufs de Liam Engle – 13 min

21.00 – O Bobo de José Álvaro Morais (Portugal) – 120 min – RETROSPECTIVA HENRIQUE ESPÍRITO SANTO– VO port

23.30 – Industry Screenings – Jinga Films – Para Elisa de Juanra Fernandez (Espanha), VO ingl

Terça, 4 de Março

Grande Auditório
14.30 – Viral de Lucas Figueroa (França) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 95 min – SR – VO leg. ingl|port
Uma comédia de acção e suspense em que um jovem é seleccionado para ser a imagem de uma grande superfície no centro de Madrid (uma loja FNAC) durante uma semana. Só que a loja é palco de estranhos fenómenos …

16.30 – Stalled de Christian James (GB) – 80 min – CF – VO leg. port
Um encarregado de manutenção e limpeza de um edifício de escritórios fica acidentalmente preso na casa de banho das senhoras durante uma festa de Natal e é objecto de um ataque em massa de zombies.
Antecedido por… 5 Ways 2 Die de Daina Papadaki (Chipre) – 16 min – CF Curtas

18.30 – The Red Robin de Michael Z. Wechsler (EUA) [ANTESTREIA EUROPEIA] – SR – VO leg. port
Uma reunião de família complica-se quando o filho mais velho acusa o pai no leito da morte, famoso psiquiatra que trabalhou para a CIA, que os seus filhos são todos fruto de adopções destinadas a experiências psicológicas.

21.15 – Love me de Maryna Gorbach e Mehmet Bahadir (Ucrânia, Turquia) – 90 min – SR – VO leg. ingl|port
Numa saída nocturna um casal apaixona-se, mas o seu relacionamento encontra dificuldades inesperadas, uma vez que ambos têm compromissos prévios difíceis de desfazer…Uma surpreendente história de amor. Selecção do Festival de Montreal.

23.15 – Witching and Bitching de Alex de la Iglesia (Espanha, França) – CF – VO leg. ingl|port
Um trio de ladrões espanhóis foge da polícia depois de um assalto a uma ourivesaria. Na atribulada fuga escondem-se no convento na vila de Zugarramurdi, em Navarra. Mas na realidade trata-se de um refúgio de bruxas canibais… O regresso de outro filho do Fantas, Alex de la Iglésia de quem exibimos, entre outros, o seu primeiro filme ”O Dia da Besta”. Selecção do Festival de Toronto.
Antecedido por… Protocolo de Rodrigo Hernandez Cruz (México) – 15 min – CF Curtas

Pequeno Auditório
15.15 – O Espinho da Rosa de Filipe Henriques (Portugal, Guiné Bissau) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 97 min – CF/PCP – VO port leg. ingl
O procurador do Ministério Público David Lunga é ameaçado pelos terríveis segredos de Rosa, uma bela e misteriosa mulher pela qual está apaixonado. Que mistérios esconde a bela mulher?

17.15 – Pecado Fatal de Luís Diogo (Portugal) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 90 min – SR/PCP – VO port leg. ingl
Um homem leva uma mulher para uma noite de sexo rápido na casa de um amigo. Dado que a rapariga ainda dorme, ele sai de casa, deixando-a ao cuidado do amigo. Mas os acontecimentos precipitam-se e quando o amigo se apaixona pela mulher, as coisas complicam-se ainda mais…

21.00 – Sparks de Todd Burrows e Christopher Folino (EUA) – 97 min – CF – VO ingl
Sparks é um justiceiro mascarado que descobre o lado obscuro do heroísmo. A perseguição ao mais notório criminoso da nação deixa a vida e a reputação de Sparks em ruínas… Mais uma adaptação do super-herói da BD ao cinema.

23.00 – Industry Screenings – Cyclope Vision – Tovarisch, I’m not dead de Stuart Urban (GB) – VO ingl

Quarta, 5 de Março

Grande Auditório
14.30 – The Eternal Return of Antonis Paraskevas de Elina Psykou (Grécia) – 88 min – SR – VO leg. ingl|port
Um jornalista televisivo muito conhecido desaparece de um momento para o outro. Trata-se de um golpe publicitário encenado para aumentar as audiências do canal. Mas as coisas acabam por se complicar… Vencedor dos prémios de cinema grego de 2013. Selecção do Festival de Toronto.

Ushangi Davitashvili

 

16.30 – LFO de Antonio Tublen (Suécia, Dinamarca) – 94 min – SR – VO leg. ingl|port

LFO é uma comédia negra dramática com contornos de ficção científica sobre um homem que descobre que pode hipnotizar através da manipulação do som, o que pode trazer graves consequências para a humanidade… Uma grande surpresa vinda da Suécia.

18.30 – Chimères de Olivier Beguin (Suiça) – 80 min – CF – VO leg. ingl|Port
O elemento masculino de um casal de apaixonados é infectado por num vampiro e enfrenta um processo de enlouquecimento, ao ver comprometido o seu relacionamento com a amada. Tenham medo… Enfim, já sabem… Muito medo!
Antecedido por… Dentro del Tunel de Sergio Roman (Espanha) – 15 min – CF Curtas

21.15 – The Strange Colours of Your Body’s Tears de Hélène Cattet e Bruno Forzani (Belgica, França e Luxamburgo) – 102 min – SR – VO leg. ingl|port
Dan Kristensen regressa a casa um dia e descobre que a sua mulher Edwige desapareceu. Ao investigar o desaparecimento, Dan repara nas estranhas e misteriosas pessoas que habitam no seu prédio. Terá Edwige fugido? Estará morta?… Dos vencedores de dois prémios no Fantas, um filme espantosamente belo.

23.15 – Miss Zombie de Hiroyuki Tanaka (Japão) – 85 min – CF/OE – VO leg. ingl|port
Mais um regresso de um “filho” do Fantas. Sabu, como também é conhecido, esteve no Fantasporto, sendo dado a conhecer à Europa com o seu primeiro filme “Dangan Runner”. Uma sátira social repleta de humor negro passada num Japão do futuro, onde os zombies são ao mesmo tempo animais de estimação e empregados domésticos.
Antecedido por… Premier Automne de Carlos de Carvalho e Aude Danset (França) – 11 min – CF Curtas + On/Off de Piotr Ludwik (Polónia) – 6 min – CF Curtas

Pequeno Auditório
15.15 – Escolas – Soares dos Reis (Porto) – 71 min – PCP – VO port

Moon Kissing Mountain Tale de Bernardo Estevinho – 7 min
Saving Dafne de Catarina Silva – 4 min
Cuidado Com Aquilo Que Desejas de Tiago Manuel Braga – 8 min
Fio de Nylon de Ana Patrícia Moreira – 6 min
10/06/13 de Rita Costa Marinho – 5 min
Persephone de João Luís Ribeiro – 7 min
Revejo-me de João Pedro Costa Pinto – 6 min
Um Peixe Fora de Agua, Dentro de um Aquário de João Pinto Seabra – 5 min

Escolas – ESAP – Escola Superior Artística do Porto – 57 min – PCP – VO port

Monstro de Alex Barone – 10 min
Liberdade Condicional de Pedro Crispim – 17 min
Lázaro de Miguel Pinho – 15 min
O Filho da Mãe de Gonçalo Loureiro – 14 min

17.15 – Escolas – Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora) – 100 min – PCP – VO port

Um Conto de Inverno de Alexandra Côrte-Real de Almeida – 22 min
Um Cadáver Chamado Alfredo de João Estrada – 12 min
Tanto Para Andar até Dormir de Rui Esperança – 21 min
Fora de competição: Estranhamento de Pedro Cabeleira – 45 min – VO port

21.00 – O Recado de José Fonseca e Costa (Portugal) – 110 min – RET – VO port

23.00 – Industry Screenings – Jinga Films – On Tender Hooks de Kate Shenton (GB) – 70 min – VO ingl

Quinta, 6 de Março

Grande Auditório
14:30 – Love Eternal de Conor Barry (Irlanda, Luxamburgo, Holanda e Japão) – 74 min – SR/OE – VO leg. ingl|port
Um jovem obcecado pela morte que tenta encontrar um sentido para o mundo e para a sua existência. Mas a única forma como o consegue é aproximando-se cada vez mais da morte…

16.30 – Heavenly Shift de Márk Bodsár (Hungria) – 110 min – SR – VO leg. ingl|port
Um jovem refugiado da Guerra da ex-Jugoslávia, junta-se à equipa de uma ambulância mas, inadvertidamente envolve-se no negócio dos funerais para conseguir financiar o resgate da namorada, retida na ex-Jugoslávia…Truculento.

18.30 – Rough Play de Yeon-Shick Shin (Coreia do Sul) [ANTESTREIA EUROPEIA] – SR/OE – VO leg. ingl|port
Com argumento de Kim Ki-Duk, um dos tradicionais do Fantas, “Rough Play” será uma das grandes surpresas do festival. Um actor principiante Oh Young, reconhecido nos seus pequenos papéis pelo seu profissionalismo e carisma, sobe rapidamente ao estrelato. O público adora a jovem promessa, mas a popularidade não tarda subir-lhe à cabeça.

21.15 – Houston de Bastien Günther (Alemanha) – 107 min – SR – VO leg. ingl|port
Um caçador de talentos para grandes empresas viaja para Houston, Texas, EUA, com o objectivo de contratar um gestor de alto nível da indústria petrolífera. Mas de um momento para o outro vê a sua vida pessoal ruir fragorosamente… Um dos “5 estrelas” do Festival de Sundance que tem feito uma carreira invejável em todo o mundo.

23.15 – Why Don’t You Play in Hell? de Shion Sono (Japão) – 126min – CF/OE – VO leg. ingl|port
Uma equipa cinematográfica pouco convencional mete-se sem querer no meio de uma guerra entre dois chefes Yakusa, a temível máfia japonesa. De Shion Sono, um dos grandes e mais creativos realizadores da nossa geração. Selecção do Festival de Veneza.
Antecedido por… Intus de Gary Seghers (Bélgica) – 12 min – CF Curtas

Pequeno Auditório
15.15 – Escolas 2 – Universidade Católica do Porto – 70 min – PCP – VO port

José, Combustão dos Porcos de José Magro – 18 min
Manifesto dos Danados de João Niza Ribeiro – 18 min
Aquário de Paulo Próspero – 18 min
Nunca Gostei de Dizer Adeus de Alexandra de Oliveira – 16 min

17.15 – Escolas – RESTART- Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias (Lisboa) – 51 min – PCP – VO port

Kuchukua de Francisco Noras e João Leandro – 4 min
My Sister de Inês Guerra – 4 min
I Ride Because… de Carlota Mendes – 1 min
Rio Turvo de Tiago Brito – 17 min
Limbo de Raquel Palermo – 13 min
Fragmentos da Memória de Pedro Moleiro – 4 min
Luz de Tiago Brito – 1 min
Project Gideon de Fabricio de Carvalho – 2 min

Escolas – Universidade do Minho – 50’- PCP – VO port

Compadrio de Luis Lobato e Bruno Cavalcanti – 10 min
Invictus de Vasco Ferreira – 4 min
Find Me de Bruno Ferreira – 4 min
Psicose de Nuno Nascimento – 8 min
Encurralados de Joana Jorge, Raquel Miranda, Sandra Vaz e Vanesssa Bouça – 5 min
O Tempo de Bernardo Lima, Carmo Marinho, Miguel Faria, Rita Vilaça e Tiago Leite – 12 min
Never Forget de Francesca Sonsolo e Jade Verwich – 7 min

21.00 – Veredas de João César Monteiro (Portugal) – 120 min –RETROSPECTIVA HENRIQUE ESPÍRITO SANTO– VO port

23.30 – Industry Screenings – Cinemavault – Heart Land de Fred Holmes (EUA) – 90 min – VO ingl

Sexta, 7 de Março

Grande Auditório
14.00 – Fantas Classics : Gone With The Wind de Victor Fleming (EUA) remastered- – 102 min – FC – VO leg. Port
Na homenagem que este ano realizamos a Victor Fleming não podia faltar uma das suas obras primas que foi o filme vencedor do maior número dos “Óscares” de há 75 anos. Assim poderemos ver em grande écran uma das maiores produções cinematográficas de todos os tempos, agora em versao digital remasterizada. Clark Gable e Vivien Leigh vivem relação atribulada em plena Guerra Civil.

18.30 – La Casa del Fin de Los Tiempos de Alejandro Hidalgo (Venezuela) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 100 min – CF – VO leg. ingl|port
Uma mãe de família regressa à sua velha casa onde testemunha estranhas aparições que concretizam uma profecia já com 30 anos. A senhora procura decifrar o mistério e la tragédia que tanto atormentaram a sua vida…Arrepios vindos de um país, até agora inédito, no Fantas.
Antecedido por… Lonely Bones de Rosto (França, Holanda) – 10 min – CF Curtas

21.15 – Violet & Daisy de Geoffrey Fletcher (EUA) – 88 min – P&P – VO leg. port
Duas teenagers, assassinas a soldo, aceitam o que lhes parece ser um trabalho fácil e rápido, mas a vítima troca-lhes as voltas e constantemente lhes escapa… Kill Bill meets Thelma & Louise. Fabuloso.

23.15 – Eclipse em Portugal de Alexandre Cebrian Valente (Portugal) – 92 min – PCP [Fora de Competição] – VO port
A bomba do cinema português deste ano no Fantas. Tó Quim matou os pais e é preso. Tudo o que fez foi por amor a Anita, que segue as leis do “demo”. Quando sai da prisão, o padre da aldeia aloja-lo na igreja. Mas a noite do eclipse está próxima e Tó Quim decide colocar em acção o seu plano demoníaco…

1.15 – Hansel & Gretel Get Baked de Duane Journey (EUA) – 86 min – P&P – VO leg. port
Molly Quinn, a Alexis das série TV “Castle”, protagoniza um dos filmes mais diveridos e arrepiantes deste Fantas. Mais uma versão de uma história clássica que aqui mete bruxas ao barulho. Hansel e sua irmã Gretel lutam com uma bruxa que atrai teenagers para a casa nos subúrbios através de uma variedade especial de marijuana, de forma a manter a sua juventude e beleza.

Hansel e Gretel
Hansel e Gretel

Pequeno Auditório
15.15 – Escolas – EPI/ETIC (Lisboa) – 62 min – PCP – VO port

Do Outro Lado de Artur Maurício – 12 min
Love in Film de José Maria Júdice – 15 min
Mind Map de Daniela Ascensão – 9 min
O Conflito de Diogo Pereira – 14 min
Segunda Porta à Direita de José Nogueira – 14 min

Escolas – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto
Politécnico de Leiria – 48 min – PCP – VO port

Plateia de Ricardo Neves – 7 min
Quadro de Óscar Faria – 5 min
Ermo de Rafael Calisto – 5 min
Cabra Cósmica de Bruno Martins – 15 min
Dentes e Garras de Francisco Lacerda – 14 min

17.15 – PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME – 108 min – PCP – VO port ANTESTREIAS MUNDIAIS
Blind Date de Claudia Clemente – 9 min
Walking Dead Infrared de Luís Miranda – 3 min
Salomé de Sofia Beirão – 16 min
O que Eu Entendo por Amor de Ricardo Martins – 14 min
Lado Nenhum de Rui António – 12 min
Esquizophonia de André Miranda e Diogo Leitão – 13 min
Navegar de Carlos Silva e Pedro Carvalho de Almeida – 5 min
José, Combustão dos Porcos de José Magro – 18 min
Project Gideon de Fabricio de Carvalho – 2 min
Joaquim, o Abóbora de José Pando Lucas – 10 min

21.00 – Cerromaior de Luís Filipe Rocha (Portugal) – 90 min – RETROSPECTIVA HENRIQUE ESPÍRITO SANTO– VO port

23.00 – Industry Screenings – Cinemavault – Roadie de Michael Cuesta (EUA) – 95 min – VO ingl

Sábado, 8 de Março

Grande Auditório

13.30 – The Fake de Sang–Ho Yeon (Corea do Sul) – 110 min – CF/OE – VO leg. ingl|port
No seu segundo filme, o realizador de animação Sang-ho Yeon, um dos mais fantásticos realizadores de animação asiáticos, conta-nos uma história passada numa aldeia rural onde um sacerdote manipulador defrauda sistematicamente o seu rebanho de fiéis, numa ácida crítica à religião organizada. Selecção do Festival de Totonto.

THE FAKE_MAIN

15.30 – Johnny Christ de Mark Maggiori (EUA) – 99 min – P&P – VO leg. port
Larry Dagger é um antigo piloto de corridas desempregado que uma noite encontra um homem deitado na estrada, ferido e nu, e com uma estranha semelhança física com Cristo. Esse incidente acabará por mudar a vida da Larry e da sua família para sempre… Uma das surpresas deste Fantas.

17.15 – Savaged de Michael S. Ojeda (EUA) – 95 min – CF – VO leg. port
O corpo de uma jovem surda, brutalizada e assassinada por um gang de criminosos, é habitado pelo espírito de um guerreiro Apache que inicia a perseguição aos assassinos… Arrepie-se!

19.00 – Scintilla de Billy O’Brien (GB) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 95 min – CF – VO leg. port
Um operacional de alto nível dirige um grupo durante uma incursão numa ex-república soviética.Terão de entrar num bunker subterrâneo e resgatar um cientista obrigado a trabalhar num projecto secreto…Moderna ficção científica misturada com muita acção.
21.00 – The Railway Man de Jonathan Teplitzky (EUA) – 116 min – P&P – VO leg. port
Nicole Kidman e Colin Firth. Uma dupla de peso num dos grandes filmes do ano. Eric Lomax, um dos milhares de prisioneiros de guerra forçados pelos japoneses a trabalhar na construção do caminho-de-ferro entre a Tailândia e a Birmânia durante a II Guerra Mundial, encontra-se com um dos seus torturadores. Conseguirá perdoar?…

00.15 – Filme premiado. VO ou leg. Ingl|leg port

Pequeno Auditório

15.15 – Festival Black&White 2013 – 79 min – FS – VO leg. ingl
Hermeneuticus de Alexei Dmitriev (Rússia) – 3 min
Warmth de Viktor Asiluk (Rússia) – 20 min
Andersartig de Dennis Stein-Schomburg (Alemanha) – 4 min
1949 de Paul Florian Muller (Alemanha) – 17 min
Fontelonga de Luís Costa (Portugal) – 14 min
The Final Bell de Lionel Michaud (França) – 19 min

17.15 – Cinanima 2013 – 86 min – FS – VO leg. ingl
Brincar do Colectivo de crianças e Jovens de Guimarães (Portugal) – 8 min
Três Semanas em Dezembro de Laura Gonçalves (Portugal) – 6 min
Ana- Um Palíndrome de Joana Toste (Portugal) – 5 min
Boles de Spela Cadez (Eslovénia) – 12 min
Gernika de Angel Sandinas (Espanha) – 13 min
My Mum is an Airplane de Yulia Aronova (Rússia) – 6 min
Hearth de Bálint (Hungria) – 6 min
Baths de Tomek Ducki (Polónia) – 4 min
Ziegenort de Tomasz Popakul (Polónia) – 19 min
Plug & Play de Michael Frei (Suiça) – 6 min

21.00 – The Human Race de Paul Hough (EUA) – 90 min – CF – VO ingl
Uma horripilante e surreal maratona com 80 participantes, todos arrancados aos respectivos quotidianos normais. As regras são simples: quem for ultrapassado morre; quem sair da pista, morre… Uma das obras mais premiadas de 2013 nos festivais de cinema fantastico realizados por todo o mundo.

23.00 – Kung Fu Divas de Onat Diaz (Filipinas) – 115 min – CF/OE – VO leg. ingl
Comédia de acção filipina em que a protagonista Charlotte, a única de uma família de rainhas de beleza que ainda não tem um título, trata de o conseguir num concurso que será a sua última chance… Divertido, pleno de acção.

fantasporto