Atualidade

Ex-manequim quer travar abuso infantil no mundo da moda

Jennifer Sky lançou um apelo online, cujo objetivo é obrigar a indústria da moda a criar regras de proteção para as crianças deste mundo. A antiga modelo, que começou a sua carreira aos 14 anos quando saiu de casa “para ir para o Japão, Itália, França, México, Nova Iorque”, foi molestada enquanto criança. Agora, quer evitar que o mesmo aconteça a outras crianças, razão pela qual criou esta petição.

Esta situação “foge ao estilo de vida glamoroso. (…) Ninguém associa um modelo jovem ao drama. A minha agência de modelos prometeu ao meu pai tomar conta de mim, mas a realidade centrava-se em línguas que não conseguia perceber, decisões profissionais sem orientação e situações sexuais inapropriadas”, explica no vídeo que colocou no YouTube para divulgar a campanha.

“Rodeada por adultos, fui colocada em situações que nenhuma adolescente de 14 anos está preparada para aguentar. Trabalhava várias horas e até tarde”, acrescentou.

Jennifer exemplificou situações em que tinha que entrar numa piscina gelada, ficando com tanto frio que o seu tom de pele se tornava “azul”. Tudo isto levou a que a sua personalidade mudasse: “Tornou-se difícil para mim fazer viagens, ir a restaurantes e até fazer compras em novas lojas. Tornei-me tão tímida que deixei de falar. Foram necessários 20 anos para perceber algumas das coisas que me estavam a acontecer. (…) Tratava-se de uma perturbação pós-traumática”.

“A minha experiência aconteceu no início dos anos 90 e é chocante o quanto a indústria da moda infantil está mudada”. Porém, “continua desregulada”, referindo que “as agências começam a recrutar aos 13 anos”.

Veja o vídeo.