Cultura

Correntes D’ Escritas arrancou hoje na Póvoa de Varzim

A literatura chegou esta quarta-feira, dia 19, à Póvoa de Varzim com o pré-arranque da 15.ª edição do Correntes D’Escritas, Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que desde 2000 reúne na cidade centenas escritores e leitores, noticia a “Lusa”.

Num “aperitivo” do programa principal (que se desenrola entre quinta-feira e sábado), começaram, logo de manhã, as iniciativas em torno dos livros, com declamações de poesia nas ruas e espaços comerciais da cidade, assim como nas viagens do metro entre a Póvoa de Varzim e Porto.

À noite haverá lançamentos de livros, apresentação de projetos e leituras, na Sala Eça de Queirós do Hotel Áxis Vermar, que este ano acolhe o evento. “Este ano temos a possibilidade de estar num espaço com maior conforto, com 600 lugares, onde as pessoas podem estar mais à vontade, sem terem de marcar lugares. É uma opção de transição pois, para o ano, já iremos estrear o renovado Cine Teatro Garrett”, afirmou Luís Diamantino, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A 15.ª edição do Correntes d’Escritas começa na quinta-feira, com a sessão de abertura às 11h00, no Casino da Póvoa, altura em que serão anunciados os vencedores dos prémios literários e lançada a Revista Correntes d’Escritas 13, dedicada a Maria Teresa Horta.
À tarde terá lugar, já na unidade hoteleira, outro momento alto do evento, com a conferência de abertura, que este ano está ao cargo de Adriano Moreira com o tema “A Língua e o Saber”.
De quinta-feira a sábado, além das mesas de debate que reúnem vários escritores e público, irão ainda decorrer as visitas de escritores às escolas do concelho, lançamentos de livros (16 ao todo), exposições, oficinas de escritas, leituras e conversas a dois entre escritores assíduos do evento, uma das novidades desta edição, além da Feira do Livro, também no Áxis Vermar.

Mais de 60 escritores estarão presentes no evento, quinze dos quais serão estreias: Ana Margarida de Carvalho, Andrés Neuman, Antonio Gamoneda, Elgga Moreira, Golgona Anghel, Inês Fonseca Santos, Joana Bértholo, João Ricardo Pedro, José Rentes de Carvalho, Manuel Rivas, Michel Laub, Miguel Sousa Tavares, Patrícia Portela, Ungulani Ba Ka Khosa e Valério Romão.