Atualidade

Clooney ganha viagem à Grécia depois de defender património do país

George Clooney apresentou no sábado, dia 8, o seu filme “The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros” na 64ª edição do Festival Internacional de Berlim. O filme fala do roubo de obras de arte por parte dos nazis e o trabalho dos aliados para as conseguir recuperar.

Durante a conferência de imprensa, um jornalista grego perguntou ao ator o que ele pensava das antiguidades gregas expostas em museus estrangeiros, nomeadamente os frisos do Partenon que estão no Museu Britânico, e questionou se o ator achava que deviam ser devolvidas a Atenas.

“Sim, isso seria uma boa ideia, vocês têm o direito do vosso lado”, respondeu o ator. Esta resposta simples colocou a estrela de Hollywood nas capas de vários jornais gregos, que aplaudiram a sua opinião.

A notícia teve tal impacto, que na segunda-feira, dia 10, o ministro da Cultura da Grécia enviou uma carta ao ator, que foi divulgada pela imprensa grega, na qual o convida oficialmente a visitar o país

“Em nome de todos os gregos, agradeço a sua declaração. Espero que aceite este convite para passar alguns dias na Grécia. Para ver uma infinidade de antiguidades gregas conservadas sob o sol mediterrâneo. E, claro, visitar o novo museu da Acrópole, junto à rocha sagrada, onde há um espaço à espera da devolução dos mármores do Partenon que estão num exílio involuntário”, escreveu o ministro Panos Panagiotopoulos.

Recorde-se que a Grécia luta há várias décadas pelo regresso do friso de 75 metros, levado em 1803 por um diplomata britânico junto do império otomano, Lord Elgin, e exposto no Museu Britânico.