Atualidade

Clint Eastwood herói na vida real

Conhecido como grande ator, com destaque no cinema pelos papéis de justiceiro, Clint Eastwood, tornou-se esta semana um herói na vida real, ao salvar um homem de asfixia praticando a manobra de Heimlich.

“Clint salvou a minha vida”, disse Steve John ao jornal “Carmel Pine Cone”, da cidade californiana da qual Eastwood foi prefeito.

Durante uma receção após um torneio de golfe, John engasgou-se com um pedaço de queijo enquanto conversava. “Não conseguia respirar, Clint veio por trás de mim e sabia perfeitamente o que fazer “, contou o organizador do AT&T Pebble Beach National Pro-Am da Califórnia. O ator e diretor, de 83 anos, disse que percebeu nos olhos do homem “o pânico daqueles que percebem que vão morrer. Pressionei três vezes, e o queijo saiu. Depois, fiz com que ele bebesse um copo grande de água, com um pouco de limão espremido.”

Clint Eastwood explicou que nunca havia colocado em prática a manobra, apenas a treinado. O movimento consiste em agarrar a pessoa engasgada pelas costas, deixando o punho entre o abdómen e as costelas, e puxá-la contra o corpo de quem executa a manobra. Veja no vídeo um procedimento simples que pode salvar vidas: