Cultura

Os vencedores dos Grammy

Os franceses Daft Punk foram a banda em destaque na 56ª edição dos Grammy, que se realizou no domingo, dia 26, em Los Angles. Os Daft Punk impuseram-se nas categorias principais de melhor álbum (“Random Access Memories”) e melhor gravação do ano (“Get Lucky”), tendo conquistado também os prémios de melhor atuação pop de um duo ou grupo (“Get Lucky”) e melhor disco de música eletrónica ou dança (“Random Access Memories”).

O álbum dos franceses foi ainda reconhecido na categoria de melhor engenharia, mas o prémio foi para os técnicos, não para os artistas.

Macklemore & Ryan Lewis venceram na categoria de artista revelação do ano e arrasaram nas categorias de rap, com “The Heist” a ser eleito melhor álbum e o tema “Thrift Shop” melhor canção e melhor atuação do género.

A cantora neozelandesa Lorde – nome artístico de Ella Maria Lani Yelich-O’Connor – foi outra das grandes vencedoras da noite com os prémios de melhor canção (composição) do ano por “Royals”, e de melhor atuação pop a solo, também com o tema “Royals”.

Lorde
Lorde

A pianista portuguesa Maria João Pires voltou a estar nomeada para os Grammy, na categoria “melhor solo instrumental”, em música clássica, com as gravações que fez da última Sonata de Schubert, a Sonata em Si bemol maior, e da Sonata n.º 16, em Lá menor, mas o prémio foi atribuído a Corigliano: Conjurer — Concerto Para Percussionista e Orquestra de Cordas.

Lista dos vencedores nas principais categorias:

Disco do ano (para intérpretes)

– “Get Lucky”, Daft Punk & Pharrell Williams

Álbum do ano:

– “Random Access Memories”, Daft Punk

Canção do ano (autores/compositores):

– “Royals”, Joel Little & Ella Yelich O’Connor

Artista revelação do ano:

– Macklemore & Ryan Lewis

Artista pop:

– “Royals”, Lorde

Álbum pop:

– “Unorthodox Jukebox”, Bruno Mars

Álbum rock:

– “Celebration Day”, Led Zeppelin

Álbum Rap:

– “The Heist”, Macklemore & Ryan Lewis

Álbum Dança/ Eletrónica

– “Random Access Memories”, Daft Punk

Álbum country:

– “Same Trailer Different Park”, Kacey Musgraves