As dicas da Merche

Organize o seu closet

Nem sempre o espaço é solução para conseguir guardar tudo no seu closet. Muitas vezes a organização certa é a chave para conseguir o espaço pretendido. O primeiro passo é tirar tudo aquilo que não é mais usado para libertar o espaço, caso contrário a desarrumação continuará e as suas peças mais bonitas “entulhadas” e esquecidas. Ter um armário organizado facilita o seu dia-a-dia, conserva as roupas e permite-lhe encontrar rapidamente aquele vestido que andava desaparecido há tanto tempo. Inspire-se e mãos à obra.

closet1

– Em cabides pendure blusas, calças, saias, vestidos e casacos. O cabide deverá suportar o tamanho e peso da peça sem partir ou deformar a roupa. Para ser mais fácil retirá-los, pendure os cabides com o gancho virado para dentro do armário. Arrume as peças por família, ou seja, pendure camisas de manga comprida e, em seguida as sem manga, por exemplo.

– Uma forma prática de guardar os cintos é enrolá-los, um a um, e acomodá-los nos organizadores de gavetas, o ideal será organizá-los por cor ou por frequência de uso. Os organizadores de gavetas são ideais ainda para guardar meias e cuecas.

closet2

– Os soutiens devem ser guardados abertos e enfileirados, porque assim evita-se a deformação da peça.

– As roupas de ginástica devem ser organizadas na mesma gaveta, se possível as calças devem ser enroladas enquanto as outras peças, dobradas.

– As prateleiras do guarda-roupa devem ser destinadas para arrumar as malhas, assim como as calças de ganga, sempre dobradas e empilhadas, à imagem de como se vê na grande maioria das lojas. As malhas devem ser agrupadas por cor ou por tipo de gola.

closet4

– Para a organização dos pijamas devem ser separados por jogos e peças avulsas. A sugestão é agrupá-los numa gaveta.

– As prateleiras também são ideais para guardar as bolsas, que devem ser organizadas por cor e tamanho. Para preservar o formato das bolsas, deve enche-las com papel ou outro material.

closet5

– Caso não tenha uma sapateira, o calçado pode ser organizado dentro do guarda-roupa em caixas de plástico, com furos para ventilação. Ou então em prateleiras, neste caso deixe o calçado menos utilizado na fila detrás da prateleira.

– O vestuário que usa com menos frequência, como os vestidos de festa, devem ser armazenados em caixas transparentes.