Cultura

Kátia Guerreiro defende que o fado canta a vida

Kátia Guerreiro atua na sexta-feira, dia 31, no Teatro Nuevo Apolo, em Madrid, em que apresentará o CD “Live at Olympia”, que regista a atuação naquela sala parisiense, em janeiro de 2012.

A criadora de “Segredos” disse que o espetáculo ena capital espanhola será “uma réplica” do concerto na sala das rue des Capucînes e constituirá uma possibilidade de partilhar com o público espanhol os seus “grandes êxitos”, assim como “temas que nao cantava há muito tempo”.

Distinguida com o Prémio Melhor Fadista, pela Fundação Amália Rodrigues, em 2010, Kátia Guerreiro referiu-se ao espetáculo no Olympia como uma noite “cheia de emoções e momentos mágicos que foram únicos”.

Sobre a ideia de gravar em disco o espetáculo, afirmou: “Tive um instinto de que seria uma noite especial, sentia-me inspirada. Foi o instinto mais acertado da minha vida”.

A fadista destacou os muitos fãs de fado que há em Espanha, o que para si é “uma grande responsabilidade” e referiu que a convivência com o flamenco torna o público espanhol mais recetivo à “intensidade das emoções” do fado.

A fadista afirmou que os temas que canta “fazem parte da sua história” e que, cantando, “exorciza tudo o que alma quer dizer”. Neste sentido, nega que o fado seja apenas triste, e defendeu que também tem outras emoções, como a felicidade e a alegria: “O fado é vida e a vida é tudo”.

Segundo a agência “Efe”, Kátia Guerreiro está a preparar o novo álbum de estúdio que espera terminar no final da próxima primavera.