Saúde & bem-estar

França autoriza tratamento à base de cannabis para esclerose múltipla

A França autorizou o lançamento comercial do Sativex, um spray bucal que contém substâncias derivadas da cannabis e que é prescrito para aliviar as dores ocasionadas pela esclerose múltipla. A decisão “é uma etapa prévia à comercialização do produto, que será realizada por iniciativa do laboratório”, declarou o Ministério da Saúde do país. O spray já é comercializado em outros países europeus.

A causa da esclerose múltipla ainda é desconhecida e não há cura para a doença. Sabe-se que ocorre quando há danos ou destruição da mielina, uma substância que envolve e protege as fibras nervosas do cérebro, da medula espinhal e do nervo ótico. Quando isso acontece, são formadas áreas de cicatrização, ou escleroses, e surgem diferentes sintomas sensitivos, motores e psicológicos.

O Sativex, produzido pelo laboratório britânico GWPharma, combina as duas principais substâncias extraídas da cannabis: o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD). O produto foi autorizado em 2010 por órgãos reguladores da Grã-Bretanha, depois outros países aprovaram o uso do medicamento, entre eles Espanha, Alemanha e Dinamarca.