Cultura

Cinema: Estreias 30 de janeiro

“Ao Encontro de Mr. Banks”

Sinopse: Quando as filhas de Walt Disney lhe imploraram que fizesse um filme a partir do seu livro favorito, “Mary Poppins” de P. L. Travers, ele fez-lhes uma promessa – que não percebeu que levaria 20 anos a cumprir. Na sua busca para obter os direitos, Walt depara-se com uma escritora grosseira e inflexível que não tem qualquer intenção de deixar a sua adorada ama mágica ser atacada pela máquina de Hollywood. Mas, à medida que os livros param de vender e o dinheiro começa a faltar, Travers aceita relutantemente ir a Los Angeles para ouvir os planos de Disney para a adaptação. Durante aquelas duas curtas semanas em 1961, Walt Disney dá tudo o que tem. Armado com storyboards imaginativos e canções alegres dos talentosos irmãos Sherman, Walt lança uma investida com tudo o que tem a P. L. Travers, mas a autora não se demove. Ele rapidamente começa a sentir-se impotente à medida que Travers se torna cada vez mais inflexível e os direitos vão ficando mais longe das suas mãos. Somente quando chega à sua própria infância é que Walt descobre a verdade sobre os fantasmas que a assombram, e juntos eles libertam Mary Poppins para finalmente fazer um dos filmes mais cativantes da história cinematográfica.

Realização: John Lee Hancock

Atores: Bradley Whitford Colin FarrellEmma Thompson Jason SchwartzmanPaul Giamatti Tom Hanks

Género: Comédia

Veja o trailer.

 

“Coelho Kung Fu”

Sinopse: Um dia, um mestre do Kung Fu quase nas últimas é encontrado por Fu, um modesto coelho cozinheiro, na sua pequena aldeia. O mestre, que tinha sido traído pelo seu principal discípulo, estava gravemente ferido e faz um último pedido: pede a Fu que devolva uma tábua mágica, muito importante, à sua filha Peony, na Cidade Imperial. Fu faz-lhe uma simples promessa, aparentemente fácil de cumprir, mas que irá mudar a sua vida para sempre.

Sem nunca ter estado na Cidade Imperial, Fu inicia uma viagem perigosa. Quando encontra a Academia de Kung Fu, descobre que esta já foi tomada pelo principal discípulo, um traiçoeiro e implacável urso chamado Slash, que quer recuperar a tábua mágica a todo o custo.

Conseguirá Fu cumprir a promessa que fez ao mestre?

Realização: Lijun Sun

Vozes: Claire Geare Jon Heder Michael Clarke Duncan Rebecca Black Tom Arnold

Género: Animação

Veja o trailer.

 

“Eu, Frankenstein”

Sinopse: Adam, a criatura do Dr. Frankenstein, continua a percorrer a terra 200 anos após ter sido criada. Quando  se  vê no meio de uma guerra pelo destino da humanidade, Adam descobre ser ele a chave capaz de salvar ou destruir por completo a raça humana.

Realização: Stuart Beattie

Atores: Aaron Eckhart Bill Nighy Caitlin Stasey Jai Courtney Kevin Grevioux Yvonne Strahovski

Género: Ação/Aventura

Veja o trailer.

“Jack Ryan: Agente Sombra”

Sinopse: Esta nova aventura baseada nas conhecidas personagens do escritor Tom Clancy, apresenta Jack Ryan, um analista financeiro de Wall Street, recrutado por William Harper com o intuito de investigar o terrorismo financeiro a nível global. Quando um acontecimento que ameaça a Economia Americana é descoberto, Jack tem de se aventurar, viajando para Moscovo para confrontar Viktor Cherevin, um empresário russo que se encontra por detrás de toda a trama.

Realização: Kenneth Branagh

Atores: Chris Pine Keira Knightley Kenneth Branagh Kevin Costner

Género: Ação/Aventura

Veja o trailer.

 

“Ninf()maníaca” (Parte 2)

Sinopse: Nymph()maniac é a história selvagem e poética da viagem de uma mulher desde o nascimento até aos 50 anos, contada pela personagem principal, Joe. Numa noite fria de Inverno, um solteiro velho e encantador, Seligman, encontra Joe num beco, espancada. Leva-a para o seu apartamento onde cuida das suas feridas enquanto procura saber mais da sua vida. Escuta atentamente enquanto Joe, durante 8 capítulos, revela a multifacetada história da sua vida.

Realização: Lars von Trier

Atores: Charlotte Gainsbourg Christian Slater Shia LaBeouf Stacy Martin Stellan Skarsgård Uma Thurman Willem Dafoe

Género: Drama

Veja o trailer.

 

“Thérèse Desqueyroux”

Sinopse: Uma mulher presa num casamento infeliz luta para se libertar das pressões sociais do aborrecido subúrbio onde vive.

Realização: Claude Miller

Atores: Anaïs Demoustier Audrey Tautou Catherine Arditi Gilles Lellouche Stanley Weber

Género: Drama

Veja o trailer.