Cultura

Caminho deixa de editar obras de Saramago

Os livros de José Saramago deixaram de estar sob a alçada do grupo Leya, devido a discórdias com as herdeiras do escritor sobre condições contratuais. As herdeiras vão agora procurar nova editora em Portugal.

“Fez-se tudo quanto se pôde para continuar a merecer a honra de editar José Saramago. Mas tal não foi infelizmente possível”, afirmou o grupo Leya em comunicado.

O grupo aproveitou para, no comunicado, agradecer “o trabalho exemplar que, na promoção do autor e na edição da sua obra, o Zeferino Coelho realizou com a sua equipa ao longo destes anos e nomeadamente desde que a Caminho integrou a Leya”.

Zeferino Coelho, responsável da Editorial Caminho, que sempre editou a obra de José Saramago, disse à agência Lusa que o fim do acordo com as herdeiras do Nobel da Literatura é “a notícia mais triste” da sua vida profissional.

Fonte da Fundação, falando em nome das duas herdeiras do escritor, a viúva, Pilar del Rio, e a filha, Violante Saramago Matos, garantiu que a obra do José Saramago “não vai ficar sem editor em Portugal”: “Estamos à procura de uma nova editora”, acrescentou em comunicado.

Recorde-se que a primeira obra de Saramago lançada pela Editorial Caminho – “A Noite” – foi lançada em 1979.