Cultura

Ana Guiomar regressa ao Teatro Aberto

A atriz estreia-se esta sexta-feira, dia 10, às 21h30, no Teatro Aberto, com a peça “Vénus de Vision”, ao lado de Pedro Laginha.

A história começa no culminar de um dia exaustivo e frustrante de audições. Tomás, o encenador, está sem esperança de vir a encontrar uma actriz à altura para desempenhar a protagonista da sua peça. Prepara-se para voltar para casa desiludido, quando, de repente, entra mais uma actriz. Parece igual a todas as outras. Vem atrasada mas gostaria de prestar provas. O nome dela é Vanda – o mesmo nome da personagem da peça. Será ela diferente de todas as outras? A tensão dramática que existe no romance inspirou uma peça sensual, recheada de inteligência e instintos. As relações de poder primordiais entre um homem e uma mulher encontram um eco, subtil e inquietante, na relação entre Tomás (o encenador) e Vanda (a intérprete), no meio de adereços, textos e projectores.

Ana Guiomar protagoniza esta peça ao lado de Pedro Laginha, com a encenação de Marta Dias, a partir do texto de David Ives e figurinos de Dino Alves.

Depois de ter protagonizado “Purga”, em 2011, ao lado de Irene Cruz, encenada pelo galardoado João Lourenço, trabalho que lhe valeu a nomeação pela Sociedade Portuguesa de Autores para “Melhor Actriz” nos “Prémios Autores 2012”, tendo sido e atriz portuguesa mais de jovem a ser nomeada para este prémio, voltou ao Teatro Aberto em 2013 para a peça “Há muitas razões para uma pessoa querer ser bonita”, ao lado de Jorge Corrula.

“Vénus de Vision” estará em cena de quarta-feira a sábado às 21h30 e domingo às 16h00.

Ana Guiomar Venus de Vision

Vénus de Vision Teatro Aberto

Fotos: Divulgação