Cultura

“A Gaiola Dourada” nomeado para os César

O filme “A Gaiola Dourada”, do realizador luso-francês Ruben Alves, está nomeado para os César, os prémios de cinema atribuídos em França, na categoria de melhor primeira obra, conforme foi anunciado esta sexta-feira, dia 31, noticia a agência “Lusa”.

A primeira longa-metragem de Ruben Alves, filho de emigrantes portugueses, “A Gaiola Dourada” foi o filme mais visto de 2013 em Portugal, com 754.195 espetadores e 3,8 milhões de euros de receitas. Com Rita Blanco e Joaquim de Almeida nos principais papéis, o filme é um retrato da emigração portuguesa em França, a partir da história de uma porteira e de um empreiteiro a viverem há várias décadas em Paris.

A comédia, que valeu a Ruben Alves o prémio do público nos Prémios Europeus de Cinema e mais de um milhão de espetadores em França, já foi exibida no Brasil, em Macau, na Austrália e na Nova Zelândia, e deverá ser mostrada este ano no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova Iorque.

Os prémios César, cuja lista de nomeados foi divulgada esta sexat-feira, são atribuídos pela Academia de Cinema de França aos melhores filmes estreado em sala.

Para melhor filme estão nomeados “A vida de Adèle: Capítulos 1 e 2”, de Abdellatif Kechiche, “Vénus de Vison”, de Roman Polanski, “O desconhecido do lago”, de Alain Guiraudie, “Neuf mois ferme”, de Albert Dupontel, e “Les Garçons et Guillaume, à table!”, de Guillaume Gallienne.

Os vencedores dos Césares serão conhecidos a 28 de fevereiro em Paris.